Tempo de Leitura: 4 minutos

O futuro dos estudantes que estão saindo do Ensino Médio ficou bastante incerto com a pandemia de coronavírus. O que será melhor: fazer universidade no Brasil ou College no Canadá? E por que este país está cada vez mais na rota dos estudantes brasileiros? Pensando em elucidar estas dúvidas, criamos um roteiro de vantagens e oportunidades para quem sonha em fazer uma faculdade ou intercâmbio. Então, confira!

Mundo pós-pandemia: novas oportunidades

A pandemia de coronavírus deixou o mundo todo de pernas para o ar. Estamos, neste momento, partindo para uma nova fase, em que a transmissão está cada vez menor por causa das vacinas e dos protocolos de segurança. Muitos países estão abrindo gradualmente as suas fronteiras e voltando a normalidade. Isso, aos poucos, tem acontecido com o Canadá.

No entanto, há muito o que deve ser feito no Brasil: aqui a normalidade tende a passos muito mais lentos. Isso fez com que muitos alunos brasileiros se sentissem desanimados, uma vez que muitas universidades não estão com a sua estrutura 100% em funcionamento, sem aulas presenciais e sem vestibulares.

Logo, muitos buscam alternativas fora do país, como é o caso dos Colleges no Canadá. Estas instituições oferecem programas para estudantes estrangeiros em diferentes áreas do conhecimento. São cursos que fornecem diplomas e certificados que ajudarão na vida profissional do aluno no Brasil ou no Canadá.

O que é o College no Canadá?

O College no Canadá equivale à faculdade ou cursos técnicos aqui do Brasil. Ou seja, são instituições de ensino mais populares e menores e podem até fazer parte de uma universidade.

college no Canadá

Inclusive, vale ressaltar que os cursos são de graduação e têm este mesmo valor aqui no Brasil, porém mais direcionados para área profissional e técnica. São opções perfeitas para quem deseja entrar no mercado de trabalho. É bastante valorizado, inclusive no mercado canadense. Veja mais nesta matéria.

Qual é a melhor opção: universidade no Brasil ou College no Canadá?

Certamente, esta não é uma resposta fácil de obter. Isso porque envolve preferências pessoais. Afinal, é muito legal fazer uma faculdade no Brasil, ficar perto da família e estar no clima que você já conhece, falando o idioma do qual é nativo. No entanto, isso significa manter-se em uma zona de conforto.

Contudo, fazer o College no Canadá é uma experiência desafiadora e muito gratificante. Você terá ainda mais fluência no idioma, conhecerá pessoas do mundo todo e estudará em uma das universidades mais qualificadas do país de destino e de todo o planeta. Conhecerá novas paisagens e ganhará mais maturidade. Além disso, poderá fazer vários passeios e atividades que não há aqui no Brasil. A escolha é sua!

Como entrar em um College no Canadá?

Primeiramente, uma dica importante é conferir este guia completo sobre College no Canadá que já publicamos aqui no Blog da Bil. Lá tem várias informações úteis sobre todo o processo para quem deseja cursar graduação neste país. Aliás, é o primeiro passo para quem optou por estudar fora do Brasil.

Escolha do destino e programa de estudo

Em segundo lugar, é importante escolher um programa de estudo em uma instituição canadense que aceita estudantes estrangeiros e escolher, com isso, a sua cidade de destino. Isso envolve vários critérios, sejam eles pessoais (para onde deseja viajar), tipo de curso de graduação, programas ofertados, orçamento disponível, tempo de curso, etc.

Por isso, a dica é falar com quem já passou por esta experiência ou optar por uma consultoria completa, que tenha como parceiras importantes instituições de ensino canadenses, como é o caso da BIL Intercâmbios. Isto é, pesquisar e conhecer bem o programa desejado antes mesmo do planejamento da sua viagem. Deste modo, fale com um dos consultores da BIL e conheça as opções!

Documentação

Em terceiro lugar, é importante estar atento a algumas exigências para cursar o College no Canadá. Para começar, as documentações que você deve ter são:

  • Cópia do passaporte (páginas da foto e assinatura)
  • Diploma e histórico escolar do ensino médio em português e inglês
  • Diploma e histórico escolar da Faculdade ou Universidade em português e inglês (em geral, pede-se os documentos do ensino médio para cursos técnicos e tecnólogos).
  • Critérios de vacinação da COVID-19 – pesquise quais as recomendações e exigências antes de viajar.

Algumas instituições pedem ainda:

  • Resultado de um teste de proficiência em inglês (por exemplo: IELTS, TOEFL)
  • Carta de um pathway program (em escolas de inglês) parceiro do college.
  • Currículo em inglês (recomendável)
  • Alguns programas exigem documentos adicionais, como: portfolio, writing test, etc.

Visto de entrada

Além disso, será preciso ter o visto de entrada no país para a categoria de estudante – Visto de Estudante – permissão de estudos (para mais de 6 meses). Para tal, além de outros documentos, a imigração exige a letter of acceptance (LOA), a carta de aceitação na escola, que deve ser emitida na fase de matrícula. Ou seja, se o seu curso é em Quebec, você vai precisar ainda de uma autorização prévia da Província, chamada de CAQ – Québec Acceptance Certificate.

Prepare os seus documentos

Além disso, serão solicitados os formulários oficiais de Solicitação do Visto de Estudos preenchidos e assinados, 1 foto com data recente no verso (3×5), passaporte válido, comprovação financeira – Espelho do IR, contra-cheque dos últimos 3 meses, extrato de contas bancárias, investimento e poupança – últimos 4 meses, carta de intenções (que não é obrigatória, mas indicada), e históricos e diplomas escolares, contratos de trabalho, currículo atualizado.

Veja também: Como levar o dinheiro para o exterior? – Dicas de intercâmbio

Gostou das dicas sobre o que escolher: universidade no Brasil ou College no Canadá? Deixe a seguir os seus comentários e suas dúvidas. Siga a BIL Intercâmbios no Instagram!