Tempo de Leitura: 3 minutos

Esta é uma dúvida muito comum entre os estudantes brasileiros que estão saindo do Ensino Médio ou buscam investir na carreira acadêmica. De antemão, saiba que fazer uma faculdade no exterior ou mesmo pós-graduação não é uma tarefa fácil. Ainda mais se você começa do zero, sem vivência em instituições de ensino estrangeiras. A seguir, veja algumas dicas que levam à aprovação!

Principais dificuldades em fazer uma faculdade no exterior

Por mais que fazer faculdade no exterior tenha grandes vantagens – incluindo os altos salários e a possibilidade futura de imigração – a jornada para ser aprovado não é fácil. Ou seja, o mesmo vale para a pós-graduação. Abaixo estão algumas das principais dificuldades dos estudantes brasileiros:

  • Comprovação de proficiência – o estudante deve apresentar certificações internacionais – como TOEFL, IELTS e outras – ou passar por testes de nivelamento. Isto é, a língua ainda é uma das principais barreiras.
  • Documentação – Precisam ser todas traduzidas e podem variar conforme a exigência de cada instituição.
  • Processo seletivo – É muito demorado e geralmente é bastante concorrido. Isso porque as universidades recebem candidaturas de todo o mundo, sendo as vagas para estrangeiros limitadas.
  • Provas e seletivas – São solicitadas provas, redações, comprovações, indicações de professores e outras ações que comprovam o seu interesse e capacidade.
  • Comprovação financeira.
  • Visto – O visto é específico para dar continuidade ao curso.
  • Falta de conhecimento sobre a instituição.

Intercâmbio que abre portas

Com certeza, por mais que hajam estas e outras dificuldades, sempre relatadas pelos estudantes que tentam uma vaga, há, no entanto, formas de garantir mais chances de aprovação e efetivação em uma faculdade no exterior. Veja algumas sugestões:

Faça um intercâmbio

O intercâmbio sempre abre muitas portas e pode ser o caso de fazer uma faculdade no exterior. Além disso, com ele, você terá mais domínio da língua, mais confiança em lidar com os entrevistadores, poderá comprovar vivência no exterior, poderá cursar um curso de idiomas em um campus universitário e se ambientar com a vida universitária e suas exigências. Isso e outras vantagens, para que a sua jornada para ser selecionado seja muito mais simples.

Pathway

Sobretudo, é um tipo de intercâmbio onde o estudante tem um período de estudo da língua e se prepara para as exigências da universidade previamente através de um curso dinâmico. Este curso é ideal para jovens que já concluíram o Ensino Médio e possuem mais de 18 anos. É preciso apenas um nível intermediário de idioma para o seu melhor aproveitamento.

Assim, em algumas semanas ou meses, o aluno estuda no campus e tem aulas no idioma, aprendendo ainda como se apresentar em um trabalho acadêmico, qual a rotina esperada e tudo mais sobre o seu curso universitário. Aliás, a grande vantagem é que o aluno faz a inscrição imediata na universidade, sem a necessidade de fazer provas, testes ou entrevistas iniciais de seleção.

Veja mais sobre pathway nesta matéria!

Certificações internacionais

Para finalizar, se você estuda idiomas ou faz um intercâmbio com o objetivo de aprender mais com foco em certificações antes mesmo de aplicar para uma faculdade no exterior, saiba que terá muito mais chances de ser aprovado, já que a fluência é ponto de corte nas seletivas. Deste modo, fale com a BIL e conheça alguns programas de intercâmbio de curta duração que podem fazer a diferença na sua aprendizagem.

Veja também: Trabalho e Carreira – Como o inglês aumenta as oportunidades

Então, gostou das dicas sobre como fazer faculdade no exterior? Deixe o seu comentário e compartilhe este conteúdo nas suas redes sociais! Siga a BIL Intercâmbios no Instagram!