Tempo de Leitura: 4 minutos

Não é porque você tem um nível elevado de proficiência que os desafios acabaram! Isso mesmo: ter um grande domínio do idioma é apenas mais um motivo para você fazer um intercâmbio. A seguir, veja porque continuar estudando e ter um uma nova experiência no exterior, mesmo achando que já tem uma boa proficiência!

Um engano comum!

Você sabia que muitas pessoas que já têm proficiência no idioma e não acham que fazer um novo intercâmbio ajudaria tanto no desenvolvimento? Este é um engano muito comum, principalmente para quem estudou a vida toda um idioma estrangeiro no Brasil ou até por quem já fez intercâmbio em outros momentos da vida.

Pensar assim é limitante, pois ao longo da vida você terá fases diferentes de proficiência, e mantê-la em um nível elevado pressupõe continuar estudando e se desafiando. Por isso, há diferentes tipos de idiomas para níveis distintos de proficiência – do básico ao mais avançado. Cada um nestes programas de intercâmbio oferecem desafios distintos.

Nível elevado de proficiência – Por que continuar estudando?

Se você nunca saiu do Brasil, mas tem grande proficiência na língua estrangeira, passando muito tempo estudando e praticando, é essencial que você imerja em um país, para não só colocar em prática tudo o que sabe, mas para entender de perto, inserindo-se no cotidiano local, a cultura que lá existe. Afinal, você nunca saberá o quanto é bom de verdade sem praticar em um contexto real.

E se você já fez um intercâmbio – ou mais de um – e tem um nível elevado de proficiência, é hora de sair da zona de conforto e adotar novas metas, novos desafios, e contextualizar ainda mais o uso da língua.

Para isso, há diferentes tipos de programas de intercâmbio que expandem ainda mais os seus conhecimentos no idioma – intercâmbio em áreas de interesse e intercâmbios profissionais, por exemplo, são dois tipos em que, além de aprender termos mais específicos e contextualizados, você adquire novos conhecimentos para a sua carreira.

Mas há ainda outros tipos de intercâmbios perfeitos para quem tem o nível elevado de proficiência – vale a pena conversar com um consultor BIL para saber mais sobre as suas opções.

Qual o melhor curso de intercâmbio para quem tem nível elevado de proficiência?

Isso é uma questão de interesse pessoal, ou seja, que experiências você deseja ter nesta fase da vida, já com nível elevado de proficiência, quais os seus objetivos quanto ao idioma, quanto tempo tem disponível para estudar fora e outros aspectos individuais. Contudo, é importante saber que poderá dar um passo maior sem se acomodar no nível que já possui de domínio do idioma.

Estas são algumas opções de cursos de intercâmbio para quem possui nível elevado de proficiência:

  • Intercâmbio por interesses
  • Intercâmbio profissional – inglês, francês ou alemão para negócios, inglês para marketing, francês para medicina ou turismo, inglês para direito, inglês para tripulação aérea e outras áreas.
  • Intercâmbio para graduação no exterior
  • Intercâmbio para pós-graduação
  • Intercâmbio para certificações ou cursos preparatórios
  • Intercâmbio para professores – com práticas de ensino – professores brasileiros que ensinam inglês para brasileiros podem mergulhar em um curso genérico ou específico.

Criando novas metas!

A dica é criar novas metas. Elas devem existir em qualquer fase da vida e mesmo com o nível elevado de proficiência não é diferente. É preciso ter novos objetivos e continuar estudando e praticando o uso da língua estrangeira.

Um caminho muito comum é fazer cursos profissionalizantes, buscar oportunidades de estudo e trabalho no exterior, fazer uma graduação, pós-graduação ou aplicar para as certificações. Isso acontece com qualquer idioma que tenha domínio. Outra meta poderia ser o estudo de um novo idioma estrangeiro. Portanto, crie novos desafios, objetivos e metas de estudo.

Graduação, pós-graduação e trabalhar fora do Brasil

Já pensou em fazer uma faculdade ou pós-graduação no exterior? É uma escolha muito comum entre aqueles que possuem um nível elevado de proficiência. Além de conseguir se adaptar e ter melhor compreensão dos assuntos, é possível se especializar em um assunto de interesse pessoal e ainda obter um diploma internacional.

É um programa de intercâmbio de longa duração, que pode turbinar a sua carreira e ainda oferecer a possibilidade de imigrar, caso tenha interesse. Saiba que muitos programas de graduação ou pós-graduação no exterior estão com matrículas abertas para 2024 – fale com um consultor BIL e saiba mais!

Por que escolher um novo idioma?

Agora que você tem um nível elevado de proficiência em uma língua, que tal aprender um terceiro idioma? Certamente, você não começará do zero, pois que já possui domínio de uma língua estrangeira tem estratégias de estudo para acelerar a aquisição de um novo idioma. E um intercâmbio poderia acelerar ainda mais este novo interesse.

Fale com a BIL!

Para finalizar, a BIL possui parceria com as melhores escolas de idiomas para estrangeiros em todo o mundo. São diversos programas de intercâmbio nos mais distintos idiomas para quem está sempre buscando saber mais e ter novas experiências. Assim, converse hoje mesmo com um consultor BIL e conheça as suas possibilidades!

Veja também: Estágio no Exterior – Como conseguir?

Então, gostou das dicas sobre intercâmbio para quem tem nível elevado de proficiência? Deixe o seu comentário e compartilhe este conteúdo nas suas redes sociais! Siga a BIL Intercâmbios no Instagram!