Tempo de Leitura: 3 minutos

Muitos países possuem grande oferta de vagas de empregos para funções qualificadas e sempre contratam brasileiros e profissionais de outras nacionalidades para tornar o mercado de trabalho mais amplo, eficiente e diversificado. Entre as profissões mais requisitadas para brasileiros destacam-se as áreas da saúde, tecnologia e engenharias, mas há oportunidades mais acessíveis a outros tipos de profissionais.

De qualquer forma, dominar o idioma é um requisito geralmente exigido. Isso abre portas e tornam as oportunidades ainda melhores. Por isso, que faz intercâmbio tem mais chances de um futuro melhor, com visto de trabalho ou até mesmo permanência ou imigração.

As oportunidades mudam conforme os países

Certamente, cada país tem a sua realidade de marcado e as suas regras para a contratação de estrangeiros. É sempre indicado fazer a aplicação, caso tenha interesse de forma legalizada, conhecendo previamente os vistos e autorizações. No entanto, algumas áreas estão sempre com demanda de vagas, como é o caso da área da saúde, tecnologia, engenharia e políticas públicas. As áreas intermediárias – para cargos técnicos e que exigem cursos técnicos – são cada vez mais abundantes também.

Desta forma, a dica é sempre pesquisar e observar os movimentos do mercado do país pelo qual você se interessa mais. Preparar-se e ter mais recursos é sempre muito importante – como ter o domínio da língua, experiência na área e cursos estratégicos de formação.

Profissões mais requisitadas no Canadá

Todos os anos, o governo canadense divulga uma lista de profissões mais requisitadas por ordem de necessidade do mercado, com vagas disponíveis para canadenses e estrangeiros.

Ou seja, isso vem atraindo muitos brasileiros, que aplicam para a imigração. Apesar de o processo não ser tão fácil quanto parece, tem mais chances quem já esteve no Canadá, já estudou ou trabalhou legalmente por lá ou aqueles que dominam amplamente o idioma.

Sobretudo, os profissionais de soldagem, gerentes de projetos, profissionais de serviços gerais, engenheiros, profissionais de enfermagem, contadores e administradores, profissionais de serviços de atendimento, desenvolvedores de softwares são algumas das profissões mais em alta no Canadá. Veja mais nesta matéria!

Profissões mais requisitadas na Austrália

As vagas de emprego na Austrália atendem aos mais diversos setores do mercado de trabalho, como varejo, turismo, vendas e hotelaria. Sem falar das vagas de tecnologia, que em todos os países são muito frequentes, bem, como as da saúde e engenharias.

Melhores áreas para se trabalhar nos Estados Unidos

Nos Estados Unidos, o acesso às vagas mais requisitadas para brasileiros é um pouco mais limitado, mas há mais chances para quem tem o domínio do idioma. Entre as profissões mais requisitadas estão os auxiliares de saúde para idosos, trabalhador da construção civil, todas as funções para a área de tecnologia, consultor financeiro, operador de caminhão, enfermeiro, estatístico, fisioterapeuta e médicos em geral.

Profissões mais requisitadas na Irlanda

Assim como em outros países, na Irlanda existem áreas de atuação com alto índice de empregabilidade que costumam exigir um nível de escolaridade alto, bem como o domínio do inglês.

Aliás, as chamadas critical skills são áreas de grande demanda, divulgadas inclusive pelo governo – veja neste link. São elas: tecnologia da informação; marketing digital; idiomas; engenharia; enfermagem.

Profissões mais bem pagas da Inglaterra

Em geral, as profissões mais bem pagas são também as que possuem falta de profissionais, podendo ter vagas preenchidas inclusive por imigrantes. Na Inglaterra, são elas: corretores, pilotos de aeronaves, profissionais da saúde em geral, especialistas em TI, profissionais de finanças, entre outros.

Profissões mais requisitadas na Nova Zelândia

Na Nova Zelândia, os profissionais de tecnologia são bastante requisitados, seguidos pelos enfermeiros e médicos, profissionais do bem-estar infantil, trabalhador da construção civil, psicólogos, encanadores, carpinteiros e operadores de máquinas.

Faça um intercâmbio e garanta a sua vaga!

Com certeza, muitos países oferecem vistos especiais para quem estuda poder trabalhar em meio período – é o caso do Canadá, Austrália, Irlanda e outros. Desta forma, a dica é fazer um intercâmbio para dominar o idioma, de preferência com visto de trabalho. Isso além de dar a você domínio da língua, oferece experiência no mercado de trabalho.

De fato, a fluência sempre vai ser requisito de trabalho e imigração, por exemplo. E a melhor forma de adquirir é por meio do intercâmbio. O intercâmbio permite com que a pessoa estude e se prepare para um futuro mais promissor no país.

Fale com a BIL!

Em suma, se a sua intenção é trabalhar no exterior e quer começar com o domínio do idioma, a BIL pode ajudá-lo nesta jornada. Há muitos tipos de intercâmbio, para todas os perfis e temos a opção certa para o seu.

Para finalizar, aproveite e fale hoje mesmo com um consultor BIL e conheça outras vantagens que este programa oferece, além de conferir outros tipos de intercâmbio, nos destinos do seu interesse.

Veja também: Não é sobre o intercâmbio – Os benefícios de estudar no exterior

Então, gostou das dicas sobre as profissões mais requisitadas para brasileiros no exterior? Deixe o seu comentário e compartilhe este conteúdo nas suas redes sociais! Siga a BIL Intercâmbios no Instagram!