Tempo de Leitura: 4 minutos

Você sabia que há novidades em relação à situação das fronteiras na pandemia em vários países? Chegou a hora de marcar o seu intercâmbio e estudar no exterior. A seguir, saiba quais são as novidades em diferentes países para quem é estudante brasileiro e quer viajar!

Situação das Fronteiras no Canadá

Certamente, o Canadá é um dos principais destinos para intercâmbio entre aqueles que querem aprender inglês ou francês. Além disso, o país oferece muitas vantagens para quem deseja imigrar, estudar por um longo período ou estudar e trabalhar.

A boa notícia é que as fronteiras vão abrir para turistas de todo o mundo a partir de 09/09, mas é preciso ter vacina comprovada. Isto é, vale todos os tipos, exceto Coronavac. Contudo, os estudantes já podem entrar sem vacina, mas será preciso fazer a quarentena no país.

situação das fronteiras

A expectativa para abrir para turistas é que pode estudar no país durante uma curta duração com visto de turista ou ainda simplesmente com o visto eletrônico ETA.

Situação das fronteiras – Estados Unidos

Os Estados Unidos é o país que mais recebe estudantes em intercâmbio em todo o mundo. A situação ficou bastante dramática com a pandemia, mas há muitas novidades para quem sempre teve o sonho de cursar a high school, fazer um intercâmbio comum ou simplesmente viajar para o país.

Isso porque as fronteiras dos Estados Unidos estão abertas para os estudantes, e não precisa ter vacina ou fazer quarentena. Especula-se que em outubro, elas abrem também para turistas com voos diretos (sem a necessidade de ficar 15 dias em um dos países aceitos, já que os voos diretos do Brasil estavam cancelados).

Assim, vale a pena aguardar para ver se esta previsão se confirma. Além disso, você pode estudar lá com visto de turista quando a carga horária do curso não é intensiva (menor que 18 horas semanais) e também de curta duração.

Inglaterra e a situação das fronteiras na pandemia

Ainda não se tem nenhuma novidade sobre a abertura das fronteiras inglesas. Sabe-se que o Brasil continua na “red list” deles. Mas é possível que até 2022 isso seja mudado. Desta forma, vale a pena planejar desde já a sua viagem de intercâmbio para a terra da rainha!

Nova Zelândia e um futuro próximo

A Nova Zelândia é a mais recente descoberta dos estudantes brasileiros que desejam fazer intercâmbio. Apesar de longe, muitos estão optando por aprender inglês em terras neozelandesas pelo custo-benefício, pelas paisagens naturais incríveis, pelas boas escolas e ótima hospitalidade.

Aliás, a boa notícia é que já houve declaração do governo da Nova Zelândia sobre a previsão de abertura das fronteiras em março de 2022. Vale a pena planejar desde já a sua viagem de intercâmbio!

Dubai (Emirados Árabes Unidos) e África do Sul

Dubai e África do Sul são dois destinos muito interessantes para quem deseja aprender inglês. Além disso, são duas opções que estão com a fronteira aberta e não requer vacina para viajar. E não precisa de visto de turista para entrar em ambos os países em visitas rápidas.

Outros países

Para a Alemanha, as fronteiras estão abertas para brasileiros, sob algumas condições – veja mais nesta matéria. No caso da Espanha, há a liberação da fronteira para vacinados também seguindo alguns critérios – veja mais neste artigo. França, Uruguai e Suíça abrem as suas fronteiras a partir de 01 de novembro.

Ou seja, são ótimas notícias para quem há tempos deseja realizar o sonho de estudar no exterior. Cada vez mais os países têm aberto as fronteiras e favorecido as condições de viagem. Acompanhe outras novidades aqui no Blog da BIL Intercâmbios!

Cuidados para viajar para fora do Brasil

Em suma, a pandemia de coronavírus não acabou e novas variantes ainda assolam todo o planeta. É importante dizer que, mesmo vacinado, o estudante deve ter algumas precauções. Muitos países ainda exigem máscaras em locais públicos, facilitam e indicam o uso de álcool em gel, possuem horários locais restritos e até exigem que turistas e estudantes façam quarentena em sua chegada.

Tudo isso deve ser considerado na hora de planejar a sua viagem. Inclusive, outra dica é fazer um seguro de viagem antes de sair do Brasil, caso necessite de qualquer cuidado médico ou odontológico, entre outras conveniências e cuidados.

Saúde fora do país tende a custar muito caro e, diferentemente do Brasil, a maioria dos países não possuem serviços gratuitos de atendimento de saúde. Você pode conferir todas as ofertas de seguros de viagem nesta página.

Planeje a sua viagem

Em resumo, uma forma de se prevenir e viajar de forma legal e segura, sem contratempos, é planejando a sua viagem, seja para turismo ou para intercâmbio. Neste guia, temos várias dicas sobre o planejamento da sua viagem. E neste artigo, você encontra dicas de orçamento em todas as fases do seu intercâmbio.

Converse com os especialistas da BIL Intercâmbios

Para finalizar, uma dica é conhecer a fundo as suas opções de intercâmbio diretamente com um especialista. A BIL atua neste segmento desde 1985 e tem vários especialistas prontos para tirar as suas dúvidas, ainda mais dente momento tão especial de pós-pandemia.

Deste modo, este consultor poderá orientá-lo melhor nas suas escolhas e oferecer vantagens que muitas escolas vêm ofertando para atrair estudantes neste período pandêmico. Além disso, você poderá entender melhor os diferentes tipos de intercâmbios e formas de pagamento. Basta marcar uma conversa neste link!

Veja também: Como levar o dinheiro para o exterior? – Dicas de intercâmbio

Então, gostou das dicas sobre a situação das fronteiras na pandemia para seu intercâmbio? Deixe a seguir os seus comentários e suas dúvidas. Siga a BIL Intercâmbios no Instagram!