Tempo de Leitura: 4 minutos

Quer saber como aprender mais e muito mais rápido o segundo idioma? Um intercâmbio é a solução mais inteligente e com o melhor custo-benefício. No entanto, trabalhe no exterior enquanto estuda e você terá uma performance muito mais completa. Veja quais são os programas que permitem estudar e trabalhar em seu intercâmbio.

Por que estudar e trabalhar no exterior permite aprender mais?

Certamente, quando você optar por estudar e trabalhar durante o seu intercâmbio, terá muito mais rendimento no aprendizado do idioma. O intercâmbio, por si só, é a melhor forma de imergir em um segundo idioma. Além disso, há um grande aprendizado cultural e pessoal que você não irá adquirir em nenhuma outra experiência similar.

A maioria dos programas de intercâmbio oferecem apenas o curso de idioma, sem a possibilidade de trabalho. Mas em alguns países é permitido estudar e trabalhar por meio período, conforme algumas condições.

Nem sempre as funções e vagas de trabalho são as mais desejadas pelo estudante. No entanto, trabalhar no exterior permite interagir ainda mais com as pessoas, aplicando os seus conhecimentos em relação à língua de forma prática e dinâmica.

É o modo mais intenso de interação, e isso permitirá imergir em seus conhecimentos. Lidar com diferentes situações e resolver problemas cotidianos com autonomia, aprender formas de tratamento, simular as mesmas condições da sua rotina no seu país de origem: tudo isso o fará aprender a língua de modo natural.

Quais são as vantagens do intercâmbio de trabalho e estudo?

Primeiramente, a principal vantagem de estudar e trabalhar no exterior é a agilidade no aprendizado e a melhor performance otimizada. Ou seja, você vai aprender mais rápido e muito melhor. Terá domínio no idioma em pouco tempo.

A segunda vantagem são os custos: como você irá trabalhar por horas determinadas, poderá ser remunerado, o que pode ser de grande contribuição nos custos do curso ou nos seus custos pessoais de estadia. Além disso, trabalhar no exterior dá ao estudante mais destaque no mercado brasileiro, bem como no do país de destino, somando experiência profissional. Aliás, é um grande diferencial na sua carreira como um todo.

Sobretudo, se você deseja imigrar ou ampliar o seu período de estadia no país, ter experiência profissional é essencial para conquistar novas oportunidades. A sua adaptação no país também será melhor e mais rápida.

Poderá fazer amigos e criar um grupo de relacionamento, tendo todo o apoio da escola de idioma e da BIL Intercâmbios durante todo o processo. Além disso, há a possibilidade de escolher por fazer um curso profissionalizante no exterior como prática do seu inglês.

Trabalhe no exterior – Quais são as opções?

Contudo, nem todos os países permitem trabalhar durante o intercâmbio. Estes são os países em que você terá condições de trabalhar enquanto estuda, conforme algumas condições:

  • Austrália – O curso dura 14 semanas e você pode trabalhar até 20 horas/semana no período de estudo e 40 horas/semana nas férias.
  • Canadá – O curso dura 24 semanas e é possível trabalhar em até 20 horas/semana no período de aula e 40 horas/semana nas férias ou período de “estágio”.
  • Irlanda – O curso dura 25 semanas ou mais, e é possível trabalhar por até 20 hs/semana no período considerado baixa temporada e 40 hs/semana na alta temporada.
  • Nova Zelândia – O curso tem duração de 14 semanas e você pode trabalhar até 20 horas/semana no período de estudo e 40 horas/semana nas férias.

Você poderá saber mais sobre tipos de visto de cada país, salário por hora e as condições e vantagens deste tipo de intercâmbio acessando gratuitamente o e-book do programa de intercâmbio Work e Study da BIL Intercâmbios neste link.

Quais os requisitos?

Em suma, este tipo de intercâmbio tem alguns requisitos. O estudante deve trabalhar o máximo de horas disponíveis, estudar o mínimo de horas e permanecer no país o mínimo de tempo.

Em geral, o visto é de estudante com permissão de trabalho apenas pelo período permitido e nas condições estabelecidas. Em muitos casos é possível ampliar o período de curso e de trabalho.

Além disso, o estudante deve ser maior de idade (adulto), ter o nível intermediário de inglês e estar com todos os documentos em dia. As remunerações ocorrem na moeda local e é possível ainda se hospedar em casa de família nativa ou em alojamento estudantil, dependendo do programa escolhido.

Como planejar o seu intercâmbio?

É importante planejar o seu intercâmbio com antecedência, não apenas para garantir as melhores condições de viagem, como para aproveitar descontos, vantagens e promoções.

A BIL Intercâmbios desde 1989 é especializada em cursos de idiomas no exterior e está com inscrições abertas para intercâmbios Work and Study para 2022 e 2023.

Para o próximo ano, as vagas são bastante limitadas, mas ainda dá tempo de se inscrever. Veja nesta matéria como não gastar muito em seu intercâmbio. E neste artigo, veja como planejar a sua viagem!

Fale com a BIL Intercâmbios

Agende hoje mesmo uma conversa com um consultor BIL e saiba qual o melhor pacote de intercâmbio para o seu perfil, como estudar e trabalhar no exterior de forma descomplicada e qual o passo a passo para garantir a sua vaga nas próximas turmas. Aproveite e tire todas as suas dúvidas com o especialista!

Veja também: Como ter mais resultados com o idioma no intercâmbio

Gostou das dicas sobre trabalhar e estudar no exterior? Deixe o seu comentário a seguir e compartilhe estas ideias em suas redes sociais! Siga a BIL Intercâmbio pelo Instagram!