Tempo de Leitura: 5 minutos

Em um mercado de trabalho cada vez mais concorrido, é comum encontrar jovens em busca de caminhos mais eficientes para se destacar e enriquecer o currículo. Uma das experiências mais buscadas nesse sentido é o estágio no exterior, também chamado de Estágio Teen, que traz inúmeros benefícios para os estudantes.

Se você já tem um nível de inglês mais avançado, está em busca de encontrar uma vocação e deseja viver uma experiência de imersão profissional e cultural em outro país, esse investimento pode ser a solução perfeita.

Quer saber mais sobre o assunto? Neste artigo, listamos 5 coisas que você precisa conhecer a respeito dos estágios no exterior. Continue a leitura e confira!

1. Quem pode fazer?

Diferentemente do programa de intercâmbio convencional, que pode ser direcionado para várias idades e perfis de estudante de acordo com a modalidade escolhida, o estágio no exterior é desenvolvido para um grupo específico de potenciais intercambistas.

O programa é recomendado para jovens entre 16 a 18 anos, que sejam flexíveis e estejam prontos para se adaptar a diferentes culturas e situações. Além disso, é essencial apresentar um bom desempenho acadêmico e ter como objetivo principal se aprofundar em alguma área de conhecimento e descobrir mais sobre o mundo universitário.

Para ingressar nesse tipo de intercâmbio, é preciso apresentar uma carta de recomendação que confirme o nível avançado de inglês do candidato. Afinal, ele estará em contato direto com uma rotina acadêmica e profissional durante a sua viagem e precisa dominar o idioma para se comunicar com eficiência.

Em alguns casos, são realizadas entrevistas por Skype para comprovar a capacidade de comunicação do estudante em inglês. Ou seja, esse é um programa mais direcionado para jovens que já tenham experiência e contato com o idioma, seja a partir de um ensino bilíngue, seja devido a outras experiências com intercâmbio.

2. Quais as vantagens do estágio no exterior?

Estar atualizado com as tendências do mercado de trabalho é fundamental para ganhar credibilidade e se destacar no contexto profissional. Existem diversas formas de aperfeiçoar a sua formação, sendo o estágio no exterior uma das que apresentam maiores vantagens e possibilidades de crescimento.

Para que não restem dúvidas sobre todos os benefícios de investir nesse tipo de programa, listamos, a seguir, alguns fatores positivos que você deve levar em consideração na hora de realizar um estágio no exterior.

Destaque competitivo

Além de possibilitar um contato único com novas culturas e fontes de conhecimento, um estágio no exterior oferece um importante diferencial no currículo e na formação acadêmica de um estudante. As empresas estão sempre atentas à qualificação dos profissionais e uma experiência internacional contribui positivamente na sua diferenciação.

A soma da vivência de um intercâmbio com um período de atuação profissional bem direcionado gera uma vantagem competitiva que pode fazer a diferença durante um processo seletivo e, até mesmo, garantir a sua contratação em grandes empresas.

Contato com novos idiomas

Embora o idioma não seja o foco principal de um estágio no exterior, não podemos negar que ele contribui diretamente para a prática de uma outra língua. Ainda que você tenha feito diversos cursos, nada substitui a experiência da comunicação nativa e na prática.

O programa vai contribuir para a ampliação do seu vocabulário, conhecimento de termos, conceitos mais técnicos e, principalmente, na maior fluência e domínio do idioma local.

Ampliação do networking

O programa de estágio no exterior tem, em média, uma duração de três semanas. Apesar disso, ele permite o contato com pessoas de diferentes partes do mundo e a ampliação dos vínculos profissionais em nível internacional.

O networking é muito importante para qualquer estudante, independentemente do segmento em que pretenda atuar. Manter um bom relacionamento com empresas e profissionais fora do país possibilita que você amplie as suas oportunidades de trabalho a longo prazo.

Conhecimento cultural

Uma das grandes vantagens de passar um período no exterior é o conhecimento cultural adquirido. Além da parte técnica aprendida durante o estágio, você pode melhorar a sua compreensão sobre o funcionamento das empresas, centros universitários e até mesmo se apropriar de diferentes estratégias de trabalho. 

E ainda tem mais! Durante o seu período de estágio, é possível conhecer novos lugares, aprender mais sobre a cultura local, visitar pontos turísticos e se relacionar com pessoas de diferentes origens. Uma verdadeira aula para o crescimento tanto pessoal quanto profissional.

Maior independência

A maioria dos jovens busca por independência. E quer oportunidade melhor para crescer e aprender a se virar sozinho do que em um intercâmbio? Um estágio no exterior é um desafio que estimula a autonomia e o poder de decisão do estudante diante de diferentes situações.

Muito mais do que desenvolver os aspectos profissionais, você estará diante de uma experiência única para trabalhar a sua organização, autocontrole, convivência em equipe, planejamento financeiro, responsabilidade e até mesmo paciência em algumas situações.

3. Quais os cursos possíveis de serem feitos?

Os intercâmbios de estágio no exterior não são remunerados e têm uma duração média de três semanas. Os candidatos devem indicar até três áreas de interesse durante o período de inscrições e esperar pela aprovação em uma delas.

Os cursos e modalidades de estágio são os mais variados possíveis, oferecendo a possibilidade de o estudante conhecer mais sobre o mercado e as disciplinas acadêmicas antes de decidir o seu futuro profissional.

Entre as opções podemos listar as áreas de propaganda, arquitetura, business, jornalismo, direito, medicina, política, veterinária, web design, moda, finanças, engenharia, bioinformática, música, neurociência, biologia marinha, pensamento crítico, programação de computadores, linguagens, entre outros.

4. Onde esses programas são oferecidos?

O programa de Estágio Teen, é oferecido nos Estados Unidos, na Philadelphia. Os jovens se hospedam no campus de uma das melhores universidades do país, UPenn – University of Pennsylvania. No campus da universidade contam com o apoio de coordenadores, tem contato com outros jovens de diversas nacionalidades que estão realizando o mesmo intercâmbio e ainda utilizam o refeitório do campus para o café da manhã e jantar.

5. Por que contar com uma agência especializada?

O programa de estágio no exterior ainda é relativamente novo no mercado. Para evitar fraudes ou imprevistos durante a sua seleção, é essencial contar com uma agência especializada no assunto, que já conte com experiência comprovada para prestar toda a orientação necessária.

A BIL Intercâmbios já enviou dezenas de alunos brasileiros para o seu programa de Estágio Teen e conta com toda a expertise necessária para cuidar de todos os detalhes desse tipo de serviço mais personalizado. Vale a pena investir em uma agência consolidada e reconhecida no mercado.

Os estágios no exterior são uma excelente oportunidade para os jovens que querem se destacar e viver uma experiência de imersão em determinada área de conhecimento. Além disso, não existe jeito melhor de já sair na frente e se destacar no mercado, não é mesmo?

Ainda tem dúvidas ou quer saber mais sobre estágio no exterior? Confira agora mesmo o site da BIL Intercâmbios e conheça os pacotes e as opções especiais que preparamos para você.