Tempo de Leitura: 4 minutos

Que tal fazer uma graduação no Canadá e ainda ter chances de continuar os seus estudos posteriores, trabalhar no país de forma legalizada e até mesmo imigrar? Este é o destino de grande parte dos adultos que desejam fazer um intercâmbio.

Além de se aprofundar no idioma, é possível conhecer melhor uma cultura efervescente, ter uma formação de qualidade e vislumbrar um futuro cheio de oportunidades. A seguir, veja mais sobre como estudar no Canadá e quais são as suas vantagens!

Como funciona a graduação no Canadá?

Para se destacar no mercado de trabalho ou mesmo para ter mais chances de imigrar, muitas pessoas têm considerado o Canadá como um destino promissor. E não é para menos. O país tem uma cultura miscigenada, ótimos cursos de graduação e cursos técnicos, e programas reconhecidos mundialmente de pós-graduação. E ainda oferece vantagens para quem deseja trabalhar no período de estudos.

É preciso ressaltar que há duas opções para jovens adultos que desejam turbinar o seu currículo estudando no Canadá: Faculdade (College) ou uma Universidade (University). O estudante paga a sua graduação por semestre, e não por mês.

  • Colleges – são cursos mais técnicos, com estágio e preparação para uma rápida entrada no mercado de trabalho. Desta forma, eles oferecem diplomas, certificado e pós-graduação e podem durar de 6 meses a 3 anos.
  • Universidades – são destinadas às carreiras acadêmicas e mais aprofundadas, com licenciatura, bacharelado, mestrado e doutorado e duram em média de 3 a 4 anos em período integral.

Teste de proficiência

Para fazer uma graduação no Canadá, o requisito principal é o nível de inglês avançado, comprovando com certificados de TOEFL ou IELTS. As instituições de ensino utilizam esta certificação para avaliar se você terá condições de compreender as aulas em inglês.

Graduação no Canadá

A prova do IELTS, por exemplo, é dividida em quatro etapas: Speaking e Listening, Reading e Writing. Há ainda a alternativa do Pathway, onde você estuda Inglês em um programa credenciado pela Universidade até atingir o nível exigido para o seu programa.

Validação do Ensino Médio

Vale ressaltar que a maioria das Universidades e Colleges no Canadá não aceita o diploma de Ensino Médio do Brasil. Isso porque até pouco tempo, a High School do Canadá tinha um ano a mais que o Ensino Médio no Brasil. Entretanto, se você já cursou a Educação Básica no Brasil com o 9º ano incluso, não haverá problemas.

Assim, um dos requisitos para cursar uma graduação no Canadá é submeter o Diploma do Ensino Médio junto com o histórico escolar e o histórico das matérias já cursadas na Faculdade no Brasil (ao menos 1 ano). Além disso, os documentos devem ser traduzidos em inglês por um tradutor juramentado e apresentados à instituição no Canadá.

Estudar e trabalhar no Canadá?

Certamente, quando você optar em fazer uma graduação no Canadá, tem o direito a trabalhar. Aliás, o trabalho pode ser dentro ou fora do campus, mas não pode ultrapassar 20 horas por semana, até porque se for mais que isso, não há condições de se dedicar para a faculdade. Contudo, durante as férias, a carga horária muda: são 40 horas por semana.

Vantagens de fazer um curso de graduação no Canadá

Em suma, muitas universidades oferecem bolsas para estudantes internacionais que se destacam. Para isso, é preciso que o aluno esteja matriculado em um curso, já que geralmente as instituições só permitem aplicar para bolsa após o 1° semestre para valer no 2° semestre.

Além da qualidade e do reconhecimento internacional, a graduação no Canadá, como dito, permite ampliar ainda mais a sua performance no idioma, além de facilitar a ampliação dos seus estudos e do seu visto, com programas de pós-graduação e até mesmo com possibilidades de imigrar para o país. Ou seja, a graduação no Canadá abre portas para um futuro promissor.

Além disso, você pode trabalhar enquanto estuda, o que gera ainda mais condições para pagar os seus estudos ou financiar a sua estadia. Você também pode conseguir permissão para acompanhantes – esposo ou esposa que não estiver estudando – este também poderá obter um Open Work Permit (OWP). Ou seja, isso possibilita o trabalho em período integral durante o visto e enquanto o estudante estiver frequentando as aulas.

Por onde começar?

Em resumo, o primeiro passo é conhecer os programas de intercâmbio de graduação no Canadá ofertados pela BIL Intercâmbios, referência em intercâmbio no Brasil. Há muitas instituições parceiras e programas disponíveis para estudantes brasileiros.

Desta forma, os consultores da BIL Intercâmbios poderão ajudá-lo no planejamento e em cada etapa da sua viagem. O primeiro passo é escolher o curso de sua preferência e conhecer os requisitos da instituição desejada. Além disso, reflita que outras vantagens que a instituição oferece, assim como vantagens quanto à região escolhida. No segundo passo, faça um planejamento quanto aos custos, seja em seus estudos ou na estadia.

O terceiro passo é o certificado de proficiência, caso ainda não tenha. O quarto passo é providenciar todos os documentos exigidos, inclusive para o visto. No quinto passo, dê entrada no visto. Inclusive, esteja atento aos exames médicos exigidos neste processo e os demais requisitos. Logo, uma agência como a BIL Intercâmbios tornará todo o processo mais facilitado. Por último, com o visto em mãos e todas as etapas acertadas, basta comprar a passagem e preparar as malas!

INSCREVA-SE E RECEBA INFORMAÇÕES SOBRE A REABERTURA DAS FRONTEIRAS E PROMOÇÕES.

Veja também: Intercâmbio para adultos – Aprenda mais em qualquer fase da vida

Gostou das dicas sobre graduação no Canadá? Deixe a seguir os seus comentários e suas dúvidas. Siga a BIL Intercâmbios no Instagram!