Tempo de Leitura: 3 minutos

Que tal estudar fora e ainda garantir bolsas de estudo? O primeiro passo é saber quais as diferenças entre estudar com bola no Brasil e no exterior – as diferenças são muitas! Depois, saiba quais as vantagens de bolsas de estudo estrangeiras e como ingressar. A seguir, confira todos os detalhes!

Bolsas de estudo no Brasil e no exterior – O que escolher?

Primeiramente, apesar do Brasil contar com muitas oportunidades e bolsas de estudos para o ensino superior e pós-graduação, bem como para outras categorias de estudos, a procura é muito grande e o processo de aplicação nem sempre é vantajoso. Já fora do país, há uma infinidade de bolsas e vantagens para alunos brasileiros com bom histórico de notas.

No entanto, muitos estudantes desconhecem estas vantagens ou acham que é quase impossível conseguir a oportunidade de estudar fora, com auxílio financeiro, despesas pagas e ainda alcançando uma certificação internacional, que vai mudar a sua carreira para sempre.

Sobretudo, estudar fora do Brasil, com bolsas de estudo, é possível, e pode ser a porta de entrada para um visto ou para o processo de imigração. Deste modo, o trabalho de solicitar uma bolsa de estudos no Brasil ou no exterior é a mesma, sendo que as bolsas estrangeiras oferecem mais vantagens.

Por que estudar no exterior?

No Brasil, quando um estudante possui uma bolsa de estudos, ele fica um pouco confinado ao mercado local após a conclusão dos seus estudos, e geralmente é ela custeia parte dos seus estudos, sendo preciso pagar a outra parte, sem demais benefícios.

As bolsas de estudos no exterior permitem com maior vantagem uma carreira internacional e geralmente têm valor maior para financiar os custos, quando não abrange 100% das despesas. Além disso, é comum as bolsas de estudo em instituições estrangeiras oferecem benefícios como hospedagem estudantil, visto especial, possibilidade de trabalhar enquanto estuda, nas horas vagas e muito mais. Veja um pouco mais de cada uma destas vantagens!

Possibilidade de estudar e trabalhar nas horas vagas

Alguns programas de estudo oferecem a possibilidade de o aluno trabalhar es estudar com um visto especial. No Canadá, por exemplo, isso é comum. Isto é, isso pode acontecer mesmo que o aluno receba uma bolsa de estudo.

Possibilidade de imigrar

Após os seus estudos no país, agora formado, o aluno pode solicitar o aumento de visto ou permanência, pois muitos processos de imigração consideram o histórico do candidato com a cultura, mercado local e língua. Desta forma, é muito comum o intercâmbio com bolsas de estudo ser a porta de entrada para a imigração, sendo também muito mais fácil.

Inserção no mercado de trabalho local

É mais fácil imigrar após um intercâmbio com bolsa de estudo, pois o estudante já está apto a seguir para o mercado de trabalho local, quando não já tem alguma experiência durante a sua estadia.

Incentivos dos governos

Muitos governos dão incentivos para estudantes estrangeiros. Aliás, no caso do governo canadense, por exemplo, da província de Quebec, há incentivos previstos para este ano com custas para os estudos com o mesmo valor que os cidadãos locais, sem extras ou diferenciação, a fim de motivar novos estudantes a ingressarem em suas instituições.

Valor geralmente superior e benefícios

Em geral, as bolsas de estudos estrangeiras têm valor acima das oferecidas no Brasil e muitas ainda garantem benefícios como vistos especiais, hospedagem, etc.

Quais os países oferecem bolsas para alunos brasileiros?

Muitos são os países que oferecem bolsas a brasileiros e o tipo de bolsas e condições são as mais variadas. Os mais conhecidos programas de fomento são a Capes (Comissão de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) e o Ciência sem Fronteiras, que oferecem bolsas para mais de 30 países: África do Sul, Alemanha, Argentina, Austrália, Bélgica, Canadá, Chile, China, Cingapura, Coreia do Sul, Costa Rica, Dinamarca, Espanha, Estados Unidos, Finlândia, França, Grécia, Holanda, Hong Kong, Hungria, Índia, Irlanda, Israel, Itália, Japão, Luxemburgo, México, Noruega, Nova Zelândia, Polônia, Portugal, Reino Unido, República Tcheca, Rússia, Suíça, Suécia e Turquia. Eis um bom ponte de partida para escolher o seu próximo destino e para pesquisar oportunidades!

Passo a passo – Por onde começar?

Para finalizar, confira alguns requisitos e um passo a passo para você conseguir bolsas de estudo em instituições de ensino estrangeiras:

  • Tenha um bom histórico de notas e um currículo acadêmico interessante. O desempenho escolar é geralmente o principal requisito para a aplicação.
  • Tenha atividades extracurriculares comprovadas.
  • Melhore a proficiência na língua estrangeira. Fazer um intercâmbio para imergir no idioma e ter melhores resultados pode ser uma saída para conseguir um bolsa de estudo em outro intercâmbio, de longa duração.
  • Pesquise! Nem sempre as oportunidades são amplamente divulgadas. Escolha as instituições de ensino nos destinos que você tem interesse e faça uma busca.
  • Planeje com antecedência a sua aplicação, com base nas datas encontradas.
  • Reserve um orçamento, pois algumas aplicações têm taxas.
  • Conheça bem as regras de cada programa de bolsa de estudo.
  • Mantenha o alto desempenho após ser aprovado.
  • Fale com os consultores BIL para saber mais sobre os intercâmbios com bolsas de estudo e sobre programas de intercâmbio que otimizem o seu inglês e o acesso às instituições de ensino.

Veja também: 5 dicas de como encontrar passagens aéreas mais baratas

Então, gostou das novidades sobre bolsa de estudo no exterior? Deixe o seu comentário e compartilhe este conteúdo nas suas redes sociais! Siga a BIL Intercâmbios no Instagram!