Tempo de Leitura: 4 minutos

Quer fazer um intercâmbio barato, mas inesquecível? Isso é possível quando se conhece algumas dicas de economia, que permitem com que você economize até 80% em seu orçamento. A seguir, selecionamos 10 dicas especiais para quem deseja ter mais vantagens na hora de estudar no exterior. Confira!

1) Faça um planejamento estratégico para um intercâmbio barato

Primeiramente, intercâmbio barato não significa intercâmbio ruim. É possível adotar algumas estratégias de economia para fazer boas escolhas e fazer o seu dinheiro render mesmo escolhendo um programa de intercâmbio nas melhores escolas do mundo.

Aliás, tudo começa pelo planejamento. É indicado que faça um planejamento estratégico do seu intercâmbio entre 1 anos e 6 meses de antecedência, com todas as informações sobre o programa que deseja cursar: tempo de duração, destino, escola, tipo de hospedagem, passagens, custos pessoais, custos do curso, transporte, etc.

Quanto mais informações você tiver, mais adequado será o seu orçamento e mais condições terá de encontrar ofertas e reduzir os seus custos. Tenha foco sempre em: “como posso gastar menos sem abrir mão da qualidade”?

2) Contrate uma agência especializada

Apenas agências especializadas em intercâmbio – como a BIL Intercâmbios – conseguem promoções reais para este tipo de viagem. A BIL conta com parceiros em diversos países do mundo e com as melhores escolas especializadas em cursos de idiomas para estudantes estrangeiros. E faz isso desde 1989.

Logo, consegue as melhores condições, ofertas e promoções. Assim, a dica é confiar em quem já conhece o caminho para realizar o seu sonho de estudar no exterior.

3) Compre passagens aéreas com antecedência

As passagens aéreas comprometem boa parte do seu orçamento do intercâmbio. Deste modo, foque em economizar nelas, comprando com pelo menos 1 mês de antecedência. Pesquise bastante e compare preços. De fato, é possível economizar em até 80% nas passagens aéreas fazendo pesquisas e comprando com antecedência.

4) Pague o seu curso antes de viajar

Certamente, esta é uma das melhores dicas para economizar no seu intercâmbio barato. A BIL conta com um programa de pagamento em que você quita a sua viagem antes de partir rumo ao destino, enquanto ainda planeja a sua viagem. Isso permite com que faça o seu intercâmbio sem dívidas ao retornar e sem perder dinheiro com a oscilação do câmbio. Fale com um dos nossos consultores e saiba mais!

5) Fique em casa de família ou alojamento estudantil

Muitas pessoas têm em mente alugar uma residência na hora de estudar fora. Simplesmente fazem questão disso. No entanto, ao se hospedar em casa de família nativa ou em residência estudantil, você pode aprender mais o idioma e a cultura local, fazer amigos, reduzir com os custos de hospedagem e alimentação, reduzir com o custo de transporte e lavanderia – ainda mais quando a escola oferece residência no mesmo endereço – ter mais segurança e conseguir preços melhores no pacote que inclui hospedagem.

6) Aproveite os destinos mais em conta e baixa temporada

Há destinos mais caros e mais em conta para quem deseja estudar no exterior. Isto é, há sempre destinos alternativos onde poderá aprender o idioma da mesma forma por um preço mais em conta. Por exemplo, os Estados Unidos, em geral, é um destino mais caro que a África do Sul ou o Canadá. Além da variação do câmbio, os custos em geral são mais caros lá que em outros destinos alternativos.

É claro que isso é relativo e dá para aproveitar promoções nos Estados Unidos, tornando o seu intercâmbio ainda mais em conta. Assim, se você não abre mão de conhecer terras americanas, conte com a baixa temporada para tornar o seu orçamento mais dinâmico. Inclusive, você pode aproveitar a baixa temporada em destinos alternativos, reduzindo ainda mais os seus custos.

7) Trabalhe enquanto estuda

Em resumo, há países que permitem que você estude e trabalhe em meio período na sua experiência de intercâmbio. Com isso, você aprende mais rapidamente o idioma, se insere no mercado de trabalho local, custeia a sua viagem e até pode juntar dinheiro enquanto trabalha.

Países como Canadá, Irlanda, Austrália, entre outros contam com permissões para trabalho durante o intercâmbio. Vale a pena conferir! Além disso, tem os programas au pair para mulheres que desejam cuidar de crianças em meio período enquanto estudam fora.

8) Faça um curso de intercâmbio de curta duração

Se o orçamento é limitado e você deseja fazer um intercâmbio barato a dica é fazer um curso de curta duração. São aqueles que acontecem nas férias ou em qualquer período do ano, que pode ser individual ou em grupo, com duração de até 1 mês.

Em geral, são cursos intensivos, de imersão, em que você aprende a todo momento, e ainda poderá viajar e fazer vários passeios nas horas vagas. Não deixam a desejar para nenhum curso mais prolongado. Além de custos menores, o tempo curto é ideal para quem tem uma rotina agitada.

9) Viaje em grupo

Em geral, o intercâmbio em grupo possui curta duração. É uma forma de tirar o melhor proveito da experiência com as melhores condições e preços. São programas que ocorrem nas férias, sendo o grupo composto de brasileiros ou estrangeiros. Há aulas como qualquer outro programa de intercâmbio, mas também há passeios, viagens e atividades extras. Estão disponíveis para todas as idades.

10) Intercâmbio de voluntariado

Neste caso, é preciso se inscrever em algum programa de voluntariado que há em diversos lugares do mundo. Além de estudar, você prestará trabalho voluntário em troca de hospedagem, alimentação e dos custos de estudo.

Veja também: EUA X Canadá – Entenda qual se encaixa mais com o seu perfil

Então, gostou das dicas sobre intercâmbio barato? Deixe o seu comentário e compartilhe este conteúdo nas suas redes sociais! Siga a BIL Intercâmbios no Instagram!