Tempo de Leitura: 4 minutos

Este é um destino nem sempre conhecido entre os estudantes brasileiros que desejam estudar no exterior. O intercâmbio em Malta é indicado para quem quer aprender inglês e tem várias vantagens e atrações para quem deseja ter uma viagem completa: ótimas escolas, praias paradisíacas, história e agitação no continente europeu. Confira a seguir algumas dicas!

Tudo sobre Malta

Malta é um arquipélago situado na região central do Mediterrâneo, entre a Sicília e a costa do Norte da África. Em resumo, conta com muitos pontos históricos relacionados a uma sucessão de governantes, entre eles os romanos, os mouros, a Ordem Soberana e Militar de Malta, os franceses e os britânicos. Logo, o país é ideal para quem gosta de visitar monumentos e se aventurar pela cultura europeia.

Intercâmbio em Malta

Assim, a população é de pouco mais de 500 mil pessoas e o país é conhecido como um destino turístico e financeiro. O que encanta mesmo nos primeiros momentos em Malta é a sua paisagem repleta de praias azuis e quentes do mediterrâneo. Além de patrimônio histórico, é um destino de beleza naturais estonteantes em todas as suas ilhas.

Igrejas, palácios, esculturas, praças, pórticos: cada povo que passou em Malta deixou a sua contribuição para que o país fosse considerado patrimônio histórico da humanidade. Aliás, fenícios, ingleses, gregos, árabes, gregos, cavaleiros templários e muitos outros personagens integram a cultura maltesa.

O que fazer em Malta?

Uma das praias mais bonitas de Malta é a Blue Lagoon, uma piscina natural azul e calma, situada na ilha de Comino. Basta pegar um ferry da ilha principal de Malta para conhecer de perto. No entanto, já a ilha de Gozo é menos agitada e mais rural, ideal para quem deseja curtir praias incríveis e monumentos históricos.

A propósito, Valletta é a capital de Malta, patrimônio da UNESCO, com muitas fortificações, museus, atrações culturais e principalmente ruas charmosas, com muitas escadas e arquitetura típica maltesa. Ou seja, é uma cidade movimentada e onde ficam as principais escolas de intercâmbio.

Uma dica é conhecer também as chamadas “tree cities”: Vittoriosa, Senglea e Cospicua. Batsa pegar um ferry de Valletta para isso. São cidades históricas e muito bonitas. Em Sliema, mais praias lindas e sem areias – as praias de Malta são, em sua maioria, cercadas por formações rochosas. Na cidade há ruelas floridas cheias de casinhas típicas – é um dos destinos oferecidos pela BIL Intercâmbios para aprender inglês em Malta.

História e agito

A antiga capital de Malta, Mdina, vale um passeio. É conhecida como “Cidade Silenciosa”, pois possui apenas 300 habitantes. Inclusive, outro destino perfeito para quem irá fazer intercâmbio em Malta é a chamada Golden Bay, uma praia agitada, com areia dourada, com águas calmas, bares e restaurantes, além de hotéis à beira-mar.

Intercâmbio em Malta

Em St. Julians, outro destino da BIL Intercâmbios para quem deseja estudar em Malta, ficam localizados restaurantes, mercados, bares e uma agitada vida noturna. Mas durante o dia, é um centro econômico local e onde há escolas de idiomas.

Na baia de St. Paul fica localizado o Aquário Nacional de Malta, que é belíssimo e muito variado em espécimes. Deste modo, os esportes aquáticos são muito recomendados em Malta por suas condições naturais. Atividades ao ar livre são outra boa pedida, pois o clima tende a ser ameno o ano todo.

Gastronomia maltesa

Inclusive, a gastronomia Maltesa é peculiar e deliciosa, assim como são os seus vinhos. Há vinícolas no país que são premiadas e que vale conhecer. Além disso, não se pode ir a Malta sem provar um pastizzi – pastel folheado ou um salgado feito com massa folheada.

É muito comum os malteses tomarem café nas padarias e confeitarias locais, e talvez você sinta a mesma necessidade. Os alimentos panificados são uma atração à parte e a padaria vira um ponto de encontro local.

Como é o intercâmbio em Malta?

Em resumo, o intercâmbio em Malta é indicado para quem quer aprender inglês, apesar de ser o maltês o idioma oficial – uma mistura de inglês, do árabe e do italiano. O inglês é um idioma co-oficial. É falado em todo o lugar e você não terá problemas em praticá-lo durante toda a sua viagem.

Certamente, Malta recebe estudantes de todos os lugares do mundo e vai ser fácil fazer amigos e praticar o idioma entre eles. Sobretudo, as escolas são de grande qualidade e funcionam em programas de meio período. Você pode optar em se alojar em casa de família local com quarto individual ou em quarto compartilhado em alojamentos.

Situação de Malta na pandemia

Desde julho de 2021, Malta exige a apresentação de certificado de vacina da COVID-19 reconhecido para os viajantes terem permissão de entrada. O país foi um dos primeiros a fechar as fronteiras na União Europeia, e retorna com muitos cuidados. Portando, é importante estar com a sua documentação em dia se quiser viajar para este país.

Por 90 dias, brasileiros não precisam de visto para entrar em Malta, mas após este período, ou se a sua viagem for mais extensa, é importante solicitá-lo.

Fale com a BIL Intercâmbios

Gostou de Malta? Então, que tal saber mais sobre este destino e sobre os programas de cursos de inglês no país? A BIL conta com facilidades na hora de pagar a sua viagem e seu curso.

Para finalizar, uma dica é conferir com um consultor todos os detalhes deste programa de intercâmbio para adultos. Assim é sempre indicado planejar o seu intercâmbio com tempo, para aproveitar tudo o que há de bom em seu destino.

Veja também: Como levar o dinheiro para o exterior? – Dicas de intercâmbio

Então, gostou das dicas sobre intercâmbio em Malta? Deixe a seguir os seus comentários e suas dúvidas. Siga a BIL Intercâmbios no Instagram!