Tempo de Leitura: 4 minutos

Você sabia que é possível fazer um intercâmbio sem visto? Alguns países possuem esta facilidade, apesar de não ser o caso da maioria. Em outros, é possível estudar por um período sem a necessidade de tirar um visto especial de estudante, o que gera uma burocracia grande. A seguir, selecionamos alguns países que não exigem visto para estudar e que são comuns na rota de intercâmbios! Confira!

Estudo sem visto na Inglaterra

Certamente, estudar inglês na Inglaterra tem um gostinho especial, já que é a terra da Rainha e o berço do idioma. É um destino cheio de contrastes, entre o tradicional e o moderno, e recebe pessoas de todo o mundo. Conta ainda com as melhores escolas de idiomas para estrangeiros e universidades do mundo.

Assim, quem deseja fazer um intercâmbio para a Inglaterra terá à disposição uma grande variedade de programas, de todas as durações e para todos os perfis. Isto é, poderá fazer vários passeios, seja para o interior, para os grandes centros e até para países vizinhos, que são muito próximos e acessíveis.

E a boa notícia é que a Inglaterra não exige visto. Isto mesmo! É possível fazer m intercâmbio sem visto, desde que os seus estudos não ultrapassem o período de seis meses. Caso contrário, você deve solicitar um visto de estudante do Reino Unido, do qual a Inglaterra faz parte, ainda no Brasil. Assim, é preciso consultar todas as regras para a retirada no site oficial do consulado. Veja as opções de pacotes da BIL neste link!

Intercâmbio sem visto na Nova Zelândia

Em suma, a Nova Zelândia é um destino que todas as pessoas deveriam conhecer pelo menos uma vez na vida. O povo é hospitaleiro, o país é repleto de belezas naturais – de montanhas nevadas às praias paradisíacas, tudo no mesmo momento – além de opções de intercâmbio de estudo e trabalho, o que atrai muitos brasileiros. Além disso, possui qualidade de vida e excelência de ensino, outros grandes atrativos.

Sobretudo, a cereja do bolo fica por conta de a Nova Zelândia permitir o intercâmbio sem visto. Logo, quem possui passaporte brasileiro não precisa de visto para entrar na Nova Zelândia, e pode permanecer lá, como turista ou estudando, por até 3 meses.

Aliás, veja neste link todas as opções de pacotes de intercâmbio para a Nova Zelândia. Confira ainda as opções de High School no destino. Veja nesta página as opções para quem quer trabalhar e estudar na Nova Zelândia, em um programa de intercâmbio de 14 semanas, exclusivo da BIL.

Estudar na Irlanda e suas vantagens

Com certeza, a Irlanda atrai muitos brasileiros que desejam aprender inglês no exterior. Além das belezas naturais e da cultura riquíssima, há muitas opções de programas de estudo e a entrada no país é bem menos burocratizada que em outros destinos. Inclusive, há a possibilidade de estudar e trabalhar na Irlanda, neste caso, com o visto adequado.

Com certeza, Dublin é ainda o principal destino dos estudantes brasileiros que decidem estudar inglês na Irlanda – país este que está entre os que oferecem menores custos em cursos e estadia. Você pode fazer um intercâmbio sem visto na Irlanda por até 90 dias ou mais, sem procurar uma representação consular irlandesa no Brasil.

Contudo, para um período de estudos superior a esse, é necessário fazer seu registro no escritório de imigração nos seus primeiros dias no país e solicitar o IRP – Irish Residence Permit – que permite estudar e trabalhar na Irlanda durante o período do seu curso.

África do Sul – Intercâmbio sem visto

Os estudantes brasileiros que desejam estudar na África do Sul por até 90 dias não precisam obter um visto prévio. Ou seja, ao desembarcar no país será exigido apenas o Certificado Internacional de Vacinação, passaporte e passagem de volta. Deste modo, trata-se de um país com uma riquíssima história e cultura, ótimos cursos de idiomas para estrangeiros e fácil acesso.

Outros países que não exigem vistos para intercâmbio

Em destaque, há ainda outros países que não exigem visto para intercâmbio ou que possuem regras flexíveis, principalmente para cursos de curta duração. Veja a seguir:

  • Argentina – Conforme o acordo entre o Ministério das Relações Exteriores do Brasil e o governo argentino, por meio do Mercosul, o estudante brasileiro não precisa de visto para estudar por até 90 dias.
  • França – Segue o Tratado de Schengen e permite que o estudante permaneça por até 90 dias sem visto.
  • Espanha – Já que faz parte do Tratado de Schengen, o país permite que o estudante permaneça por até 90 dias sem visto.
  • Itália – O estudante pode permanecer sem visto por 3 meses – 90 dias.
  • Malta – Não há a necessidade de visto para cursos realizados com duração de 90 dias. Após 12 semanas, os estudantes devem se aplicar para um visto de estudante com pelo menos 4 semanas de antecedência do vencimento dos 90 dias.
  • Suíça – Não exige por 90 dias de permanência

Por onde começar?

Para finalizar, se você está interessado em fazer intercâmbio sem visto para estes países, a dica é falar agora mesmo com um consultor da BIL Intercâmbios, que poderá indicar os melhores programas para o seu perfil e ainda tirar as suas dúvidas.

Inclusive, a agência é especializada em intercâmbios e atua desde 1989 levando estudantes brasileiros para vários lugares do mundo, por meio de uma rede de parcerias com as melhores escolas.

Desta forma, a boa notícia é que ainda há a possibilidade de fazer o seu intercâmbio em 2022, apesar de serem poucas as vagas disponíveis. No entanto, as matrículas já estão abertas para 2023 em vários destinos. Fale com a gente e prepare as suas malas!

Veja também: Estudar no exterior – Como imigrar para o Canadá através do intercâmbio?

Então, gostou das dicas sobre como fazer intercâmbio sem visto? Deixe o seu comentário e compartilhe este conteúdo nas suas redes sociais! Siga a BIL Intercâmbios no Instagram!