Tempo de Leitura: 4 minutos

A terra da Rainha tem muito a oferecer àqueles que desejam estudar inglês no Reino Unido. Ótimas escolas e universidades, cursos de inglês de alta performance, muitos passeios e lugares para conhecer, programas de intercâmbio para todos os tipos de pessoas – High School, cursos profissionalizantes, cursos para professores de inglês, etc. – e ainda fica perto de outros países da Europa. A seguir, fizemos um pequeno manual de intercâmbio para quem sempre sonhou em estudar no Reino Unido.

O que é o Reino Unido?

Primeiramente, muitas pessoas ainda confundem a localização e a composição do Reino Unido. Logo, não se trata de apenas um país, mas de um território que corresponde a quatro países bem distintos, cujo idioma oficial é o inglês. Trata-se ainda de um conjunto de ilhas localizado a noroeste do continente europeu.

Deste modo, Inglaterra, Escócia, País de Gales e Irlanda do Norte (cuja capital é Belfast) são os países que compõem o Reino Unido. No entanto, vale destacar que a Irlanda (cuja capital é Dublin) é outro país, que não deve ser confundido com a Irlanda do Norte, e que não faz parte do Reino Unido.

O Reino Unido está no ranking de índice de desenvolvimento humano de 2020 em 14º lugar entre os melhores países para se viver, empatado com a Suécia.

Isso leva milhares de pessoas a sonhar em estudar ou morar neste destino. De fato, há muitas opções de intercâmbio, em destinos variados, e estudantes de todo o mundo parte para o Reino Unido todos os anos para aprender inglês.

Melhores universidades do mundo

O Reino Unido é ainda um prato cheio para quem deseja cursar uma graduação ou pós-graduação. Isso porque conta com algumas das melhores universidades de todo o mundo, algumas inclusive seculares.

Em geral, as universidades de Oxford e Cambridge, por exemplo, sempre estão no top 10 dos rankings da QS e da Times Higher Education e as University College London (UCL) e a Imperial College London (ICL) ficam sempre no top 20. Na maioria destas instituições há programas de intercâmbio de cursos de inglês para estrangeiros.

Inclusive, para ingressar nestas universidades como aluno regular, não é preciso prestar vestibular. O que conta mesmo é seu histórico escolar, que deve ser enviado juntamente com os demais documentos, diplomas e carta de intenção. O aluno passa por um comitê de admissão e muitas vagas são destinadas a alunos estrangeiros.

Estudantes brasileiros

O estudante brasileiro, além de histórico escolar e carta de intenção, deve enviar seus diplomas, cartas de recomendação e comprovante de proficiência em língua inglesa. Como é o caso do IELTS, por exemplo, a certificação mais aceita. Muitos alunos brasileiros optam por fazer um intercâmbio prévio. Ou seja, para adquirir proficiência e preparar-se para as universidades inglesas.

Em geral, são 4 anos de graduação, sendo o primeiro ano o foundation year (preparatório) e os demais aos recorrentes do curso escolhido.

Reino Unido

Aliás, o ano letivo no Reino Unido começa em setembro e vai até o fim de dezembro. Após duas semanas para o Natal e o Ano Novo, retorna no começo de janeiro. E segue até junho ou julho, quando chegam as férias de verão.

Em suma, para quem deseja fazer pós-graduação no Reino Unido, saiba que os requisitos são menores que os da graduação. Será preciso apresentar o diploma da graduação, histórico acadêmico, certificado de proficiência em inglês (IELTS, por exemplo), carta de motivação e cartas de recomendação. Muitos programas pedem um pré-projeto de pesquisa.

Desta forma, seja para a graduação ou pós-graduação, há um sistema integrado de candidaturas – o Universities and Colleges Admission Service – e é permitido aplicar para diferentes programas ao mesmo tempo.

Visto de estudante para o Reino Unido

Em suma, se você deseja realizar um intercâmbio para o Reino Unido com duração de menos de seis meses, saiba que não é necessário tirar visto de estudante. Nesse caso, basta viajar e levar documentos que comprovem que você foi aceito por uma instituição de ensino do país, comprovação de dinheiro para permanecer no Reino Unido durante o período pretendido, identificar a sua hospedagem e demonstrar que você tem a intenção de sair do país ao fim dos estudos.

No entanto, se você for ficar mais do que seis meses, vai precisar do visto. Para retirá-lo, é preciso atender os seguintes critérios: ter sido aceito por um curso no país de destino, comprovar que sabe falar inglês (no caso de cursos de longa duração, como graduação e pós-graduação) e comprovar que tem dinheiro para se manter no país. Há ainda requisitos específicos de cada curso em universidades.

Assim, a dica é verificar estes critérios na página oficial do governo do Reino Unido e também das instituições de ensino às quais tem interesse.

Para onde ir?

A BIL Intercâmbios possui parceria com diversas escolas britânicas e conta com diferentes tipos de cursos de intercâmbio em seu portfólio.

Do High School aos cursos profissionalizantes por interesses, de cursos de férias a cursos de formação para professores, opções não faltam para quem deseja estudar no Reino Unido.

Adolescentes

No caso dos adolescentes que desejam aprender inglês nas férias, há duas opções de intercâmbio para este destino: o férias teen, com um programa em grupo em Londres, onde o estudante cursa inglês nas férias na renomada University of Westminster; e férias teen, com guias estrangeiros, para aprender inglês e ainda adquirir conhecimentos sobre ciências, esportes, cultura ou outra opção que desejar.

Ou ainda poderá cursar o Ensino Médio (High School) em Londres e outras cidades, se hospedando em uma boarding school (alojamento) ou casa de família nativa. Saiba mais nesta página!

Cursos de idiomas

Se a sua intenção é aperfeiçoar o inglês, pode escolher um dos vários destinos disponíveis no Reino Unido para isso – veja nesta página todas as opções.

Sobretudo, a BIL tem parceiro com as principais escolas do país, que estão entre as melhores do mundo, em opções de curta, média e longa duração, para todas as idades.

Programa por interesses

Além de estudar idiomas, você pode definir melhor o seu intercâmbio conforme os seus interesses pessoais e ainda adquirir novos conhecimentos.

É o caso do programa para pessoas acima de 30 anos, do programa de intercâmbio pathway (para quem deseja se preparar para entrar em uma universidade), cursos preparatórios para certificações internacionais do idioma, cursos para professores de inglês e  entre outras opções.

Para finalizar, está preparado para explorar o Reino Unido? Fale com um dos consultores da BIL Intercâmbios e arrume as suas malas!

Veja também: 5 filmes sobre intercâmbio para você se inspirar

Então, gostou das dicas sobre intercâmbio no Reino Unido? Deixe a seguir os seus comentários e suas dúvidas. Siga a BIL Intercâmbios no Instagram!