Tempo de Leitura: 3 minutos

Ao planejar seu intercâmbio, uma das dúvidas que sempre surge é: quanto eu levo de dinheiro? Dependendo do programa, pode ser que muitas coisas já estejam inclusos. Veja algumas dicas de como se programar com seus gastos.

Saiba todos os seus gastos

Como dito anteriormente, cada programa tem suas características e valores. Alguns deles, o pacote já tem tudo incluso. Por isso, é importante verificar com a agência de intercâmbio exatamente o programa que você quer e o que cabe no seu bolso. A BIL oferece inúmeros pacotes e opções de acordo com o perfil do aluno. Você consegue se planejar para fazer a viagem dos seu sonhos e pensar direito como tudo vai ser. As refeições serão na acomodação? O valor do curso já oferece material didático ou é à parte? Como será o seu deslocamento? Tudo isso deve ser pensado e conversado.

Os gastos durante o intercâmbio

Depois de analisar o melhor pacote e programa para você, veja os gastos durante a sua viagem. Vamos começar pela alimentação. Mesmo que tenha incluso algumas refeições na sua acomodação, pode ser que uma vez ou outra você queira comer fora. Faz parte da experiência experimentar novas comidas e lugares, ainda mais com seus novos amigos! Ou até mesmo durante o dia se quiser um sorvete ou algo pelo passeio.

Agora, o transporte. Para se locomover, você vai precisar desembolsar um valor. Seja de transporte público ou táxi, sempre é importante calcular uma quantia mínima para isso, senão você fica na mão. Pesquise pelos cartões semanais e mensais dos transporte público da cidade, eles acabam saindo mais em conta.

Já os passeios, viagens e compras durante o intercâmbio, os gastos variam do seu programa também. Há pacotes que já incluem os passeios e viagens do final de semana, mas outros não, são pagos à parte. Por isso, pesquise antes o valor de cada passeio e leve esse dinheiro separado para isso. Quanto às compras, isso varia de pessoa para pessoa. Uma lembrancinha para sua família e amigos quando voltar, um souvenir para guardar de recordação,, tudo vale e deve ser pensado.

Algo que pode facilitar sua programação é anotar em uma planilha os valores dos passeios, transporte e tudo que você for fazer que não esteja incluído no seu programa. Desse jeito, você leva o valor certinho.

Em suma, é recomendado que se leve no mínimo uma quantia de 250 a 300 por semana da moeda local.

Como levar esse dinheiro?

Muitas pessoas ainda optam por levar o dinheiro em cédula, mas hoje em dia, com tanta tecnologia há outros meios bem mais seguros. Nós da BIL recomendados o cartão pré-pago ou a conta internacional. São duas formas fáceis e simples de ter o dinheiro com você a qualquer momento de seu intercâmbio. Saiba mais detalhes sobre cada um aqui.

Dicas

  • Pesquise sobre o custa de vida da cidade: cada cidade tem um custo de vida, uns mais elevados que outros, e isso pode te ajudar a calcular quanto levar no final.
  • Acompanha a variação cambial da moeda: cada país tem a sua moeda e seu câmbio em relação ao real. Fique de olho para ver quando o câmbio está melhor e você não sair perdendo
  • Pense nos seus objetivos e no que realmente quer: pense nos seus hábitos de consumo e no quanto você realmente levou para a viagem. No final você pode acabar ficando apertando e pode faltar para uma emergência

Veja também:  Califórnia 2024 – Como escolher entre o norte ou o sul do estado?

Então, gostou das dicas? Deixe o seu comentário e compartilhe este conteúdo nas suas redes sociais! Siga a BIL Intercâmbios no Instagram!