Tempo de Leitura: 3 minutos

Um fator muito importante que faz o seu intercâmbio acontecer de forma tranquila é fazer o planejamento dos custos da viagem. Além dos custos com a escola, passagem e acomodações, que em muitos casos já estão inclusas em um pacote, haverá gastos rotineiros, ou seja, que envolvem o cotidiano de um intercâmbio.

A seguir, saiba quanto custa fazer um intercâmbio e veja quais serão estes gastos extras.  

Escolha um pacote de intercâmbio vantajoso

Em suma, o planejamento da sua viagem de intercâmbio começa muito antes da partida. E este planejamento envolve custos diretos (aqueles que envolvem a escola, as passagens e gastos iniciais) e os custos rotineiros (aqueles que ocorrerão no seu dia a dia).

Assim, os custos diretos ficam claros na hora de fazer o seu orçamento, mas é preciso pensar também nas despesas que virão na sua rotina em outro país.

quanto custa fazer intercâmbio

Logo, escolher um pacote vantajoso, que dá benefícios como transfer do aeroporto, refeições inclusas com valor mínimo, material didático e acomodações próprias, por exemplo, é algo importante para quem deseja reduzir custos.

Desta forma, converse com os consultores da BIL Intercâmbios para saber quais são as melhores opções e suas vantagens. A nossa equipe poderá orientá-lo também quanto aos gastos cotidianos e o planejamento da sua viagem. Além disso, coloque todas as despesas na ponta do lápis!

Quanto custa fazer um intercâmbio – Despesas rotineiras

A seguir, preparamos uma lista de custos comuns em intercâmbios, ou seja, que serão gastos que ocorrerão no seu dia a dia:

Transfer do aeroporto – chegada e saída – Muitas escolas já oferecem esta facilidade no preço pago pelo pacote ainda no Brasil. Outras, não. Confira se é o seu caso ou se terá que desembolsar este valor ao chegar e ao partir.

Material didático – Neste caso, é comum as escolas incluírem no valor. Mas há pacotes em que o aluno adquire o material no local. Ainda há casos que a escola empresta o material e se o aluno desejar no final pode comprar o livro.

Transporte público – Certamente, você precisará se deslocar pela cidade em seu destino. Uma maneira é utilizar transporte público, como ocorre frequentemente em Londres, por exemplo. O mesmo vale dizer para o deslocamento em pontos turísticos. Há vantagens em adquirir suas passagens previamente (para o mês ou outro período). A dica é reservar pelo menos $100 mensais.

Refeições – Em muitos casos, o pacote adquirido já oferece refeições quando a hospedagem é em residência estudantil ou em casa de família local. Em geral, inclui café da manhã e jantar. O almoço é rápido, diferentemente do Brasil. Logo, muitos estudantes fazem lanches, que podem ocorrer por $10.

Passeios e excursões – Planeje os passeios que deseja fazer em sua viagem e saiba previamente quanto custa, conforme o calendário escolar. Verifique possibilidades de desconto. O ideal é levar $120 para estes passeios. Leve consigo ainda um valor extra para atrações não esperadas. A dica é checar o calendário de atividades da escola, porque muitas são gratuitas ou ainda com desconto!

Produtos pessoais e de higiene – Dependendo da duração do seu intercâmbio é um gasto que com certeza você terá. Dedique uma quantia para estes gastos e ainda custos extras.

O que custa mais caro?

De antemão, saiba que a maior parte dos seus custos será ainda no Brasil. São os gastos diretos com a escola, passagens e afins, como dito anteriormente. Deste modo, a boa notícia é que, neste caso, você paga em Real e pode planejar com cuidado, parcelando ou criando um plano de pagamento com a BIL Intercâmbios. Ou seja, há sempre um programa de intercâmbio legal e que caiba no seu bolso. Aliás, fale com a nossa equipe e saiba mais!

Veja também: Você sabia que pode trabalhar enquanto estuda no Canadá?

Gostou das dicas sobre quanto custa fazer um intercâmbio? Deixe a seguir os seus comentários e suas dúvidas. Siga a BIL Intercâmbios no Instagram!