Tempo de Leitura: 3 minutos

Se o português tem variações de sotaque, vocabulário e formas de uso dentro de um único país que é o Brasil, imagine o inglês ao redor do mundo. O idioma tem origem anglo-saxã e surgiu na Inglaterra. Com a forte influência britânica na Europa e posteriormente em suas colônias, a língua se prolifera rapidamente. Por isso, hoje nos deparamos com diferentes tipos de inglês.

Para completar, o domínio econômico e político dos Estados Unidos ao redor do mundo também influencia na importância dessa língua. Desse modo, pessoas de diferentes idades optam por fazer um intercâmbio para aprender inglês

Atualmente, quem domina a língua tem melhores oportunidades profissionais e acadêmicas, além de obter também vantagens pessoais — durante viagens a diferentes pontos do globo, em que é possível se comunicar por meio do idioma, ou mesmo para usufruir de diferentes produtos de entretenimento, como músicas, séries e filmes. 

Com isso em mente, qual a importância de conhecer os tipos de inglês existentes ao redor do mundo? Como decidir o lugar onde estudar no exterior? Continue com a gente e descubra!

Inglês britânico

O inglês britânico pode ser considerado o berço da língua inglesa. Uma das diferenças mais apontadas com relação ao americano, sem dúvidas, é a pronúncia — considerada por muitos mais formal e pomposa.

Também existem algumas diferenças de vocabulário. Isso não significa que as pessoas não entendem do que se trata, apenas que costumam utilizar palavras diferentes para se referir a uma mesma coisa. Alguns exemplos:

  • underground no lugar de subway para se referir ao metrô;
  • trousers e não pants para falar sobre calças;
  • pavement e não sidewalk, sendo que ambos significam calçada. 

Inglês americano

Talvez você já tenha considerado fazer um intercâmbio nos Estados Unidos pelo simples fato de esse já ser o inglês mais comum aos seus ouvidos. Sem dúvidas, esse seria um bom motivo! Mas quais alterações os americanos fizeram ao inglês britânico, além da escolha por novos vocabulários como vimos acima?

Vale pontuar algumas alterações ortográficas, especialmente com relação ao “r” e ao “u”. Olha só:

  • no inglês britânico: centre, theathre, fibre; colour, honour, neighbour;
  • no inglês americano: center, theather, fiber; color, honor, neighbor.

Pode parecer besteira, mas esse é o tipo de coisa a ter atenção ao aplicar para uma prova de proficiência. É preciso saber se o centro aplicador do teste é americano ou britânico para seguir a ortografia considerada correta. 

Inglês australiano

Assim como o Brasil, a Austrália é um país com dimensões continentais. Isso significa que o idioma sofre variações dentro de seu próprio território. Porém, por ser colônia da Inglaterra, em muitos casos a língua se aproxima mais ao inglês britânico do que ao americano — inclusive na ortografia com relação ao “r” e ao “u”.

Entretanto, algumas variações de pronúncia valem ser pontuadas: palavras como day são pronunciadas de forma mais aberta e ouvimos mais um /dai/ do que um /dei/. 

Se engana quem acha que esses são todos os tipos de inglês. É preciso falar ainda sobre o inglês canadense e o mais recentemente, o universal. Trata-se de uma versão mais neutra da língua, que poderia ser aprendida e ensinada em qualquer localidade, especialmente para fins profissionais. 

Conhecer as diferenças entre os tipos de inglês é importante para não errar na hora de escolher o destino do intercâmbio. Somos muito influenciados pelo inglês americano, o mais popular entre as séries e filmes que consumimos. Entretanto, esse não deve ser o único critério para sua decisão. Pesquise sobre a cultura de cada um desses países para saber com qual você mais se identifica. Acredite: isso terá um impacto positivo na hora de correr atrás da tão sonhada fluência!

A gente espera que este artigo tenha sido útil para você.

Aproveite a visita ao nosso site e confira 4 vantagens de investir em um intercâmbio para aprender inglês

Se desejar um orçamento personalizado, entre em contato conosco e solicite uma consultoria. Basta nos adicionar no whatsapp aqui.