Tempo de Leitura: 4 minutos

O intercâmbio High School é um momento muito importante na vida de qualquer estudante. É a oportunidade de viver um pouco da cultura e do sistema educacional americano, tal qual vemos nos filmes e séries. Além disso, é uma oportunidade significativa para aprender mais rápido o inglês, além de ser possível antecipar matérias ou séries do Ensino Médio ao regressar ao Brasil.

Mas como tudo na vida, o intercâmbio Hjgh School exige planejamento. É importante se atentar às datas e exigências do processo seletivo e aplicar de forma correta, além de organizar seus objetivos e compromissos antes da partida.

Planejamento do Intercâmbio High School – Passo a passo

Planejar um intercâmbio High School envolve cuidadosa preparação e organização. Por isso, selecionamos passo a passo para ajudar nesse processo.

Aliás, agende uma conversa com os consultores BIL e saiba que tipo de intercâmbio High School, bem como sua aplicação, é mais indicada para você. Tire todas as suas dúvidas e tenha o apoio completo em todos os momentos da sua viagem!

Passo 1: Definir Objetivos e Expectativas

Primeiramente, determine por que você quer fazer o intercâmbio High School. Pode ser para melhorar o idioma, vivenciar uma nova cultura, obter uma educação internacional, entre outros.

Além disso, defina suas expectativas em relação à experiência, incluindo as metas acadêmicas e pessoais que você espera alcançar. Se a dúvida sobre estar apto para esta experiência bater, leia esta matéria!

Passo 2: Pesquisar Destinos e Programas

Para onde você quer ir? Qual estado americano seria o ideal? Ou gostaria de fazer um intercâmbio High School em outro país? Nem sempre é possível escolher o destino se for estudar nos Estados Unidos, mas há alternativas. Tudo depende do tipo de programa que irá se inscrever – para saber como funciona a legislação e as aplicações nestes diferentes tipos de programas, leia esta matéria na íntegra!

Uma forma de definir o seu destino de intercâmbio é pesquisando países e cidades que ofereçam programas de High School. Inclusive, considere fatores como cultura, clima, idioma e qualidade do sistema educacional.

Explore diferentes programas de intercâmbio oferecidos por organizações confiáveis. Avalie as opções em termos de duração, custos, suporte oferecido e credibilidade.

Passo 3: Conversar com Responsáveis

Este é o momento para conversar com seus pais de forma franca! Compartilhe seus planos com seus pais ou responsáveis. Aborde questões financeiras, preocupações e expectativas. Certifique-se de ter o apoio deles durante o processo.

Uma dica é marcar uma consulta com um dos especialistas BIL reunindo pais e estudante. Assim, o consultor pode explicar cada detalhe sobre este tipo de intercâmbio, falar sobre a aplicação, possibilidades de destinos e tirar todas as dúvidas. Saiba que muitos programas já estão com as matriculas quase que encerradas para 2024, mas você pode se preparar para 2025 desde já!

Passo 4: Avaliar Requisitos e Documentação

Todavia, o intercâmbio High School tem requisitos de elegibilidade. Verifique os requisitos de elegibilidade para participar do programa escolhido, como idade, requisitos acadêmicos e proficiência no idioma.

Além disso, prepare documentos como passaporte, visto, histórico escolar, cartas de recomendação e formulários exigidos pela organização do intercâmbio.

Passo 5: Planejar Orçamento e Financiamento

Em resumo, defina os custos totais do intercâmbio, incluindo taxas do programa, passagens aéreas, seguro de saúde, despesas pessoais e emergências. Considere todo o período!

Sobretudo, considere também opções de financiamento, como bolsas de estudo, patrocínios, e se necessário, planos de pagamento oferecidos pela organização do intercâmbio.

Passo 6: Escolher a Escola e o Período

Esta fase, escolha a escola que melhor atenda às suas metas acadêmicas e expectativas. Avalie o currículo, instalações e suporte oferecido pela instituição.

Além disso, determine a duração do intercâmbio, seja um semestre ou um ano letivo completo, levando em consideração seus objetivos e restrições. Você pode ainda fazer um Mini High School – um intercâmbio de um mês durante as férias para ver como se adapta.

Passo 7: Participar de Orientações e Treinamentos

Em muitos casos, você terá reuniões, eventos e treinamentos sobre as orientações antes da partida. É de grande ajuda. Outra dica é, se não for fluente no idioma local, considere participar de cursos de idiomas antes do intercâmbio para melhorar sua proficiência.

Passo 8: Organizar Seguro de Saúde e Viagem

Será obrigatório em muitos programas. Adquira um seguro de saúde internacional que cubra despesas médicas e emergências durante o intercâmbio. Além disso, escolha obter um seguro de viagem que cubra cancelamentos, atrasos e perda de bagagem.

Passo 9: Aproveitar a Experiência

Chegou a hora de fazer as malas! Lembre-se de que, ao chegar ao destino, esteja aberto para explorar a cultura local, fazer novos amigos e participar ativamente na comunidade escolar. Se ficar em home stay, aproveite o tempo com a sua família, compartilhando suas experiências e mantendo-os atualizados sobre seu bem-estar.

Participe ativamente das atividades acadêmicas e sociais da escola, além de esportes e atividades extras. Não se esqueça de tirar muitas fotos e estar disposto a fazer amigos!

Veja também: Boarding School – Conheça mais sobre estudar e morar na escola

Então, gostou das dicas sobre intercâmbio High School? Deixe o seu comentário e compartilhe este conteúdo nas suas redes sociais! Siga a BIL Intercâmbios no Instagram!