Tempo de Leitura: 4 minutos

Quem é ainda adolescente ou jovem e deseja fazer um intercâmbio irá se deparar com as diferenças entre o Ensino Médio no Brasil e no exterior. É possível cursar o Ensino Médio fora e convalidar aqui no país, mas há algumas diferenças importantes que devem ser entendidas. A seguir, saiba quais são estas diferenças antes de fazer o seu intercâmbio!

O que é High School?

O High School é o equivalente ao Ensino Médio brasileiro em outros países, cuja nomenclatura pode mudar conforme o país. É muito similar ao nosso programa, mas tem grandes diferenças, como você verá a seguir. Há matérias parecidas, além de matérias extras, esportes, artes e outras atividades, sendo que o período escolar é maior do que no Brasil, pois é em tempo integral.

Quando um estudante brasileiro decide cursar o Ensino Médio exterior, dependendo da escola, o estudante pode ficar alojado em uma casa de família local ou pode se hospedar no alojamento escolar.

Principais diferenças entre o Ensino Médio de diferentes países

Você já deve ter visto em filmes americanos como é o sistema escolar neste e em outros países. Há muitas diferenças com o Ensino Médio no Brasil.

  • O ano letivo começa em agosto ou setembro e as férias ocorrem em junho e julho, durante verão no hemisfério norte.
  • Os alunos podem escolher as matérias que desejam cursar. Dentro das opções exigidas para se formar, o aluno junto o seu coordenador da escola, escolhe as matérias que sente que tem mais aptidão ou que desejam explorar seus conhecimentos.
  • As aulas são ministradas em salas de aulas diferentes. Ou seja, o aluno a cada aula se locomove para a sala da próxima matéria, sendo que no Brasil a turma tem sua sala de aula específica e os professores que vem até eles.
  • A nota da prova não é sua nota da matéria. As notas são dadas entre o balanço de participação de aula, lição de casa e prova.
  • Os horários também diferem, no Brasil o aluno escolhe se estuda pela manhã ou pela tarde. Na maioria dos países, a grade normal de aula é manhã e tarde, entram em torno das 8h e saem em torno das 15h, sendo que sempre almoçam na escola.
  • As escolas sempre oferecem inúmeros clubes e times de esportes. Por exemplo, nos Estados Unidos, os alunos são incentivados a participar pelo menos 3 atividades extras além das aulas. Isso torna a experiência muito mais abrangente.

Logo, fazer o Ensino Médio no exterior pode dar ao estudante brasileiro uma formação mais completa em todos os sentidos, além de otimizar o aprendizado do idioma.

O que é mini High School?

Se você ainda tem dúvidas se quer ou não fazer o Ensino Médio no exterior, você pode fazer um teste com o programa de intercâmbio Mini high School, onde o aluno brasileiro pode estudar de forma intensiva em uma escola no exterior, cursando as mesmas disciplinas e fazendo as atividades oferecidas por um curto período, durante as suas férias escolares. Além disso, pode aperfeiçoar o idioma e entender se quer continuar com esta experiência ou não. Veja mais nesta matéria!

O que é preciso para fazer o Ensino Médio no Exterior?

Para cursar o Ensino Médio no exterior, o estudante deve ter entre 13 a 18 anos no dia do embarque, estar cursando o Ensino Médio ou ter acabado de se formar, ter de preferência o nível intermediário do idioma e ser responsável, flexível e ter vontade de aprender.

Estudar o idioma enquanto cursa o Ensino Médio no exterior

Em geral, vale destacar que as escolas que oferecem vagas para estrangeiros no Ensino Médio possuem um programa especial de aprendizagem do idioma. É o que acontece com várias escolas canadenses, por exemplo, que têm programas de inglês como segunda língua, que são muito eficientes.

Isso significa que além das disciplinas normais do Ensino Médio e atividades extras, o seu ensino é direcionado para ter o melhor aproveitamento do idioma. Fora a imersão, em que você aprende de forma dinâmica a todo momento.

Intercâmbio High School vale a pena?

Em suma, cursar o Ensino Médio fora do Brasil é uma experiência gratificante, de desenvolvimento pessoal – pois exige muita independência e responsabilidade – de desenvolvimento acadêmico – pois não existe uma melhor forma de aprender o idioma do que se inserindo na cultura local – de fazer amigos e conhecer lugares próximos, entre outras vantagens. Todos deveriam ter a oportunidade de cursar o Ensino Médio no exterior.

Quando viajar?

A melhor data para viajar e fazer o High School no exterior vai depender do ano escolar no país de destino. No caso dos países do hemisfério Norte, por exemplo, o ano escolar começa em agosto e setembro e termina entre maio e junho. Ou seja, o semestre acadêmico dura cerca de 5 meses e o ano acadêmico de nove a dez meses. Há pausas nos feriados de Natal e Ano Novo e as férias se centralizam em julho.

Deste modo, se você deseja começar o Ensino Médio no exterior no Ano que vem, deve correr, pois as aulas começam no início do segundo semestre, mas as vagas para estudantes estrangeiros se esgotam rápido, pois estudantes do mundo inteiro buscam este tipo de intercâmbio. Além disso, é importante ter tempo para se planejar.

Em resumo, em muitas escolas especializadas em receber estrangeiros as matrículas para 2023 já estão abertas. Fale com um consultor BIL Intercâmbios e veja quais são as suas opções!

Veja também: Como ter mais resultados com o idioma no intercâmbio

Então, gostou das dicas sobre a diferença do Ensino Médio no Brasil e no exterior? Deixe o seu comentário a seguir e compartilhe estas ideias em suas redes sociais! Siga a BIL Intercâmbio pelo Instagram!