Tempo de Leitura: 5 minutos

Uma das perguntas mais frequentes entre os estudantes que desejam estudar fora é sobre qual a duração do intercâmbio certa para cada um. De fato, é preciso fazer uma análise de perfil para determinar o tipo de intercâmbio ideal para você. Isso porque há muitos tipos de pacotes de cursos e durações, e é preciso estar atento a alguns critérios. A seguir, saiba quais são eles e como escolher o melhor curso!

Tipos de intercâmbio

Primeiramente, vale a pena dizer que há tipos de intercâmbio para todos os gostos, uma grande variedade para todos os perfis de estudantes:

  • High School – Ensino Médio no exterior
  • Intercâmbio para profissões
  • Intercâmbio por interesse
  • Cursos por faixa etária – por exemplo, para maiores de 30 anos ou de 50 anos
  • Intercâmbio em grupo
  • Cursos de graduação e pós-graduação
  • Cursos técnicos
  • Cursos preparatórios para certificações internacionais – para comprovação de segunda língua
  • Cursos de trabalho e estudo
  • Entre outros

Estes tipos de intercâmbio podem variar conforme a duração. Há intercâmbio de curta (média de 1 mês), média (mais ou menos 5 meses) e longa duração (um ano ou mais).

Ou seja, se você decidir fazer um curso nas férias, este intercâmbio será de curta duração. Se decidir fazer uma graduação no exterior, será um intercâmbio de longa duração.

Qual é a maior procura?

Para se ter uma ideia, os cursos mais escolhidos são os de curta duração, pela maioria das pessoas. E muitas destas optam por um segundo intercâmbio, de maior duração, ao ter a primeira experiência, o que é muito comum. Os cursos de férias são os mais buscados. Os intercâmbios em que a pessoa viaja sozinha são os mais comuns, mas cada vez mais os estudantes têm conhecido os intercâmbios em grupo.

O que considerar na hora de escolher um pacote de intercâmbio?

Primeiramente, é preciso entender quem é o estudante e mapear o seu perfil. Os consultores BIL fazem isso a todo o momento e vale a pena agendar uma conversa caso ainda tenha dúvidas de qual pacote de intercâmbio escolher. Em geral, o que conta são os interesses e disponibilidade do estudante, bom como o seu orçamento. Além disso, é preciso considerar as ofertas para cada destino.

Em seguida, selecionamos alguns critérios a serem considerados na hora de saber qual a melhor duração de intercâmbio para você.

Clima

Isso pode variar a duração do intercâmbio. Se você prefere temperaturas mais amenas ou quentes, pode optar por viajar durante os meses de primavera ou verão. Por outro lado, se prefere climas mais frios ou temperados, o outono e o inverno podem ser mais adequados.

Temporada

Em geral, é sempre indicado evitar a alta temporada do destino escolhido, que são os meses mais caros e lotados. As baixas temporadas são mais acessíveis. Então, essa regra vale para intercâmbios de média, curta e longa duração.

Eventos e festivais

Um intercâmbio de curta duração só vai possibilitar você curtir eventos e festivais se coincidirem com a sua estadia. Se você deseja experimentar eventos culturais específicos ou festivais tradicionais em seu destino, verifique as datas ou escolha um intercâmbio de média e longa duração.

Orçamento

O orçamento que você tem disponível irá definir a duração do intercâmbio. É possível ter preços mais acessíveis mesmo em cursos de média ou longa duração, se você focar no planejamento prévio. No orçamento, deve-se considerar não apenas as despesas com passagens aéreas e com o curso, mas também despesas pessoais de todo o período. Escolha sempre considerando o melhor custo-benefício.

Tempo disponível

É outro critério importante para definir a duração do intercâmbio. Se você pode apenas estudar no exterior durantes as férias, será de curta duração – e há cursos fantásticos, onde pode se aprender muito em pouco tempo.

Se o seu tempo e interesse é de viajar bastante, se aprofundar muito ou de estudar algo extra à língua – como uma graduação ou pós-graduação, por exemplo, a melhor escolha serão os cursos de longa duração. Considere também no calcula da duração do curso o seu tempo de adaptação.

Interesses pessoais

Considere seus interesses pessoais ao escolher a duração do intercâmbio. Atrativos do destino, estação do ano, passeios que deseja fazer, cursos por interesse – onde o aprendizado é contextualizado conforme os seus gostos (profissão, cultura, faixa etária, etc.) são premissas para escolher o melhor pacote de intercâmbio.

Idioma escolhido

O tipo de idioma escolhido definirá a sua decisão, pois reduzirá a sua busca quanto aos destinos e ofertas de curso, bem como duração do intercâmbio. Vale ressaltar que para alguns destinos há pacotes com dois idiomas, mesmo em cursos de curta duração – como é o caso do Canadá, um dos destinos mais procurados pelos brasileiros.

Disponibilidade de voos e acesso

A disponibilidade de vistos, o tempo para a documentação, acesso ao país, os voos e preços das passagens podem ser considerados critérios. É sempre conferir quanto tempo leva na preparação do intercâmbio e seus custos para definir o curso com a melhor duração para o seu perfil, pois isso impactará inclusive na sua agenda.

Objetivos do intercâmbio

Por que você quer fazer um intercâmbio? O que deseja vivenciar nesta experiência? Defina claramente seus objetivos para o intercâmbio. Você quer apenas melhorar suas habilidades linguísticas por algumas semanas, ou busca uma imersão cultural mais profunda e experiência acadêmica? Seus objetivos influenciarão a duração ideal do intercâmbio.

Adaptação cultural

O tempo que você passa no país de destino afeta sua adaptação cultural. Quanto mais tempo você passa, mais profundamente pode mergulhar na cultura local e obter uma experiência mais enriquecedora. Então, se o seu objetivo é conhecer muito sobre a cultura e imergir da prática do idioma, considere uma duração maior.

Curva de aprendizado

Cada pessoa aprende do seu jeito. Algumas pessoas podem precisar de mais tempo para se ajustar ao novo ambiente e aprender. Uma estadia mais longa pode permitir que você se sinta mais confortável e aproveite melhor o intercâmbio. Já outras aprendem mais rapidamente, sendo que uma imersão de curta duração pode ser satisfatória. Respeite o seu ritmo!

Certificação

Caso o seu objetivo seja se preparar para a aplicação em uma certificação internacional de proficiência, a duração do intercâmbio pode ser determinada pelas exigências dessas metas e pelo nível de proficiência que já possui. Vale a pena testar as suas habilidades iniciais para determinar a duração do intercâmbio.

E a duração? Qual deve ser a duração do intercâmbio?

Todos os critérios acima devem definir o seu perfil de estudante e a duração do intercâmbio. Se ainda assim precisar de ajuda, até mesmo para conhecer as ofertas de destinos e pacotes, fale com um consultor experiente, que pode lhe acompanhar nas suas decisões, uma a uma.

Aproveite e agende uma conversa com um especialista da equipe BIL Intercâmbios, que pode apresentar os melhores pacotes, inclusive aqueles que estão em promoção e já possuem matrículas abertas para 2024. Fale agora mesmo com a gente!

Veja também: Férias em grupo – Como é a rotina de intercâmbio?

Então, gostou das dicas de duração do intercâmbio conforme o perfil? Deixe o seu comentário e compartilhe este conteúdo nas suas redes sociais! Siga a BIL Intercâmbios no Instagram!