Tempo de Leitura: 3 minutos

Deste 2019, já que ouve um grande aumento da procura por estudar fora recentemente, muitos estudantes brasileiros que estão ingressando no Ensino Superior têm cogitado e ingressado em faculdades estrangeiras, e isso acontece por vários motivos. Fazer uma faculdade no exterior pode ter muitas vantagens, algumas até mesmo desconhecidas pelo grande público. A seguir, saiba por que fazer uma faculdade em outro país e como ingressar neste processo!

Por que fazer uma faculdade no exterior?

Apesar do Brasil ter muitas instituições de ensino de grande renome e qualidade, mesmo quando comparadas às de países mais desenvolvidos, há muitas vantagens em se formar fora do Brasil.

Os motivos têm levado muitos jovens brasileiros a optarem em aplicar para o processo seletivos de instituições de ensino estrangeiras, em especial as canadenses, americanas, europeias e australianas. Muitos escolhem o destino conforme a relevância do país ou da instituição para a sua área de interesse. Entre elas estão:

  • Ter um diploma internacionalmente reconhecido.
  • Turbinar a carreira de forma planejada.
  • Ter contato com teorias e tendências da sua área de atuação em primeira mão.
  • Conhecer outra cultura de forma imersiva.
  • Ter a possibilidade de salários mais altos no futuro.
  • Ter acesso a melhores oportunidades de trabalho no futuro – seja no Brasil ou em outro país.
  • É uma forma de turbinar o idioma.
  • Aumentam as suas chances de cursar uma pós-graduação no país.
  • Aumentam as suas chances de imigrar.

Processo preparatório de ingresso em Faculdade no Exterior

Primeiramente, é preciso dizer que cada instituição de ensino tem as suas regras e processo seletivo e que cada país tem as suas regras e vistos próprios para estudantes de longa duração, como é o caso de uma faculdade no exterior. Assim, se o seu interesse é estudar fora deve escolher o destino e quais as premissas de aplicação.

O processo de application (aplicação) é o processo seletivo, aberto em determinada época do ano, que integra várias fases, inclusive algumas pedem a inscrição on-line, cartas de indicação, análise de currículo e notas, apresentação pessoal e sobre o interesse do aluno em estudar na instituição, entre outras fases. É importante seguir o cronograma e apresentar todos os requisitos.

Além disso, é comum solicitarem de alunos estrangeiros o teste de proficiência – por isso, muitos estudantes fazem intercâmbio antes mesmo da aplicação para terem o melhor desempenho possível. A proficiência é um fator determinante para ser aceito.

Pathway

Inclusive, outra opção é o pathway, muito comum em países como o Canadá. Em suma, é a porta de entrada para a estrutura de ensino no país de destino. Aliás, é uma forma de expandir as possibilidades de carreiras e oportunidades de trabalho.

Ou seja, estas escolas de idiomas já têm convênio com as instituições de ensino superior e assim você poderá economizar tempo e dinheiro realizando testes de proficiências, como o IELTS e TOEFL.

Sobretudo, além de preparar o aluno na questão do idioma, ajuda na adaptação e preparo para a rotina universitária, além de oferecer vantagens no ingresso comum à faculdade no exterior. A BIL conta com esta opção de intercâmbio – fale com o nosso suporte! E veja mais sobre o pathway nesta matéria!

Fale com a BIL!

Para finalizar, saiba quais as melhores faculdades no exterior, quais as que estão com matrículas abertas, sobre como ter mais vantagens na aplicação e como tirar os vistos adequados para cada destino, conversando agora mesmo com um consultor BIL e conheça os melhores programas de intercâmbio para o seu perfil!

Veja também: Estágio no Exterior – Como conseguir?

Então, gostou das dicas sobre faculdade no exterior? Deixe o seu comentário e compartilhe este conteúdo nas suas redes sociais! Siga a BIL Intercâmbios no Instagram!